Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral São Borja mobilizada para socorrer famílias atingidas pela enchente

Compartilhe esta notícia:

Doações chegam de vários lugares para serem distribuídas. (Foto: Divulgação/PMSB)

O Rio Uruguai está 15 metros e 27 centímetros acima do nível normal, conforme dado da Prefeitura Naval da Argentina. Essa situação resultou na retirada 186 famílias, onde 52 estão em locais públicos como o Ginásio Municipal e Associações de Moradores e outras 134 em casas de familiares ou amigos. A água invadiu bairros como Itacherê, Porto Angico, Vilas da Praia, Santa Rosa, Arno Andres, chegando até as olarias da Vila Leonel Brizola, o que representa um total de 800 pessoas fora de casa.

Nesta segunda-feira (5), o prefeito Eduardo Bonotto viajou a Porto Alegre, com a finalidade de protocolar na Defesa Civil do Estado o decreto de situação de emergência. Caso o decreto seja homologado, o município receberá auxílio com cestas básicas e kits dormitórios, limpeza e higiene pessoal, para auxiliar às famílias.

Na última sexta-feira, o prefeito assinou um decreto tornando de utilidade pública as associações de moradores dos Bairros do Passo, Porto do Angico, Itacherê e Vila Santo Rosa, para abrigar moradores que não têm onde ficar. Refeições diárias são produzidas no Restaurante Popular e distribuídas às 52 famílias desabrigadas.

Equipes formadas por servidores, cargos em comissão e voluntários. (Foto: Divulgação/PMSB)

Desde quando começou as primeiras remoções na última semana, a Prefeitura estabeleceu uma central de atendimentos no CRAS Passo. O local está funcionando 24 horas, durante toda semana. Equipes formadas por servidores do quadro, cargos em comissão e voluntários, atendem pessoas que buscam roupas, lona-preta, alimentos, fraldas e leite. Doações chegam de vários lugares, e já são organizadas para serem distribuídas. A equipe ainda trabalha na atualização e no Cadastramento do CadÚnico dos desabrigados, o sistema possibilita o cidadão a participar dos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

Caminhão viabiliza 5 mil refeições diárias e 200 kg de roupa limpas. (Foto: Divulgação/PMSB)

Empresas, entidades, grupos de serviço, igrejas e comunidade, todos mobilizados para ajudar às famílias desabrigados. Nesta segunda-feira (5), está chegando um caminhão da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), com capacidade de produzir 5 mil refeições diárias e lavar e secar 200 kg de roupa, a estrutura ficará alguns dias em São Borja.

O prefeito Eduardo Bonotto também recebeu a confirmação do apoio do teatro Serelepe, que realizará duas apresentações, terça e quarta-feira (6 e 7), para arrecadar alimentos não perecíveis para socorrer às famílias. Outra iniciativa com a mesma finalidade parte de um grupo de artistas locais, que organizam o 2° Mutirão Costeiro, no CFTG Farroupilha, na sexta-feira (9), um show com talentos como Miguel Bicca, Amigo Souza, Renan Goulart, Unidos do Luar, Vantuir Cáceres, Marcelo Antunes, Milena Belladona e Rodrigo Bauer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O ministro Edson Fachin surpreendeu seus colegas do Supremo ao votar em favor do registro de Lula na eleição
Ação conjunta do Deic com a Agência Nacional do Petróleo combate a venda clandestina de gás na região metropolitana
https://www.osul.com.br/sao-borja-mobilizada-para-socorrer-familias-atingidas-pela-enchente/ São Borja mobilizada para socorrer famílias atingidas pela enchente 2017-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar