Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil São Paulo registra segundo caso de nova cepa de Mpox no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Em março de 2025, foi registrado o primeiro caso em uma mulher de 29 anos, que evoluiu para cura.

Foto: Reprodução
Em março de 2025, foi registrado o primeiro caso em uma mulher de 29 anos, que evoluiu para cura. (Foto: Reprodução)

A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) confirmou o segundo caso de Mpox da nova cepa 1b, no Estado de São Paulo. O paciente é um homem, de 39 anos.

Ele apresentou os primeiros sintomas no final de dezembro e procurou atendimento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na zona oeste da capital paulista.

O homem ficou internado no hospital por um dia. Após receber todas as orientações com a alta, retornou a Portugal.

Não houve registro de pessoas com sintomas entre os contatos identificados no local de hospedagem deste paciente até agora.

O primeiro caso de Mpox no Brasil causado por uma nova cepa do vírus, a 1b, foi em março de 2025. A paciente era uma mulher de 29 anos da região metropolitana de São Paulo, cujo quadro clínico evolui para cura. Ela teve contato com um familiar do Congo, país africano onde a doença é endêmica.

A Secretaria ainda afirmou que, até o momento, foram notificados 1.930 casos de Mpox no estado de São Paulo, mas sem registro de óbito pela doença.

O que é Mpox

A mpox é causada pelo vírus MPXV. A transmissão ocorre por contato com pacientes infectados ou por materiais contaminados pelo vírus. Abraços, beijos e relação sexual com pessoas contaminadas oferecem risco, assim como o contato com lesões na pele, feridas, bolhas ou secreção.

Geralmente, a mpox apresenta quadros leves e moderados que duram de 2 a 4 semanas. Os pacientes costumam ter lesões na pele, como bolhas e feridas, além de febre, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. Os sintomas podem aparecer até 21 dias após a infecção.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas com sintomas procurem uma unidade de saúde. Elas devem informar se tiveram contato com alguém doente e, se possível, evitar atividades sociais e coletivas e contato próximo com outras pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Departamento de Estado do governo Trump contabiliza ter revogado mais de 100 mil vistos
Brasil teve superávit de 2,8 bilhões de dólares com Irã, novo alvo de tarifaço de Trump
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar