Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de março de 2020
Ao menos quatro integrantes da comitiva presidencial que voltou dos Estados Unidos com Jair Bolsonaro testaram positivo para o coronavírus. O senador Nelsinho Trad (PTB-MS) e o embaixador Nestor Forster, indicado para ocupar o posto em Washington, se juntaram à lista aberta pelo secretário especial de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, e pela advogada Karina Kufa, uma das articuladoras da criação do Aliança pelo Brasil, futuro partido do presidente. Não há, até agora, a confirmação do resultado dos exames de todos os passageiros.
Alguns, como o próprio presidente Bolsonaro, já divulgaram que não estão infectados. Mesmo assim, terão de passar por um novo teste nos próximos dias, conforme prevê o protocolo da Operação Regresso, que trouxe ao País brasileiros que estavam na China em fevereiro. Pelo mesmo procedimento deverão passar também ministros como Augusto Heleno (GSI) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), que também estavam no avião presidencial e tiveram resultado negativo para a infecção. Caso sejam seguidas as regras previstas no protocolo, eles deverão ficar mais alguns dias longe do contato com outras pessoas.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que se encontrou com vários dos integrantes da comitiva de Bolsonaro fez exame e o resultado, conforme divulgou sua assessoria, foi negativo.
Na sexta-feira (13), Bolsonaro reagiu nas redes sociais com uma “banana” ao anunciar o resultado de seu exame. Alguns veículos, inclusive a Fox News, considerada aliada de Donald Trump nos EUA, haviam dado a notícia de que o presidente tinha testado positivo para o coronavírus. Segundo a Fox, a informação foi repassada à emissora pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Eduardo atacou a imprensa logo após o anúncio feito pelo pai, acusando-a de espalhar notícias falsas.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad participou de reunião de emergência, na quarta (12) à noite, com os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Paulo Guedes (Economia) e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), entre outras lideranças e autoridades, para discutir medidas econômicas e de prevenção ao novo coronavírus.
Ligado ao escritor Olavo de Carvalho, Forster já teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça para ser o novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Falta a confirmação pelo plenário do Senado.
Veja a lista dos passageiros que voltaram dos Estados Unidos com Bolsonaro: Presidente da República – Jair Bolsonaro, Primeira-dama – Michelle Bolsonaro, Ministro de Estado das Relações Exteriores – Ernesto Araújo, Ministro de Estado da Defesa – Fernando Azevedo, Ministro de Estado de Minas e Energia – Bento Albuquerque, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional/PR, Governador do Paraná – Ratinho Junior, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Sen. Jorginho Mello (PL-SC), Sen. Nelsinho Trad (PSD-MS), Dep. Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Deputado Daniel Freitas (PSL-SC), Embaixador Nestor Forster, Embaixador João Mendes, Assessor internacional, Filipe Martins, Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, Presidente da Embratur, Presidente da APEX, Chefe de Operações da Apex Brasil para a América do Norte, Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais/MECON, Secretária Especial do PPI, Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA.