Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Sartori destaca soma de esforços para ampliar Fenasul/ Expoleite

Compartilhe esta notícia:

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foi com a marca da renovação que a Fenasul/ Expoleite teve seu lançamento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, nesta segunda-feira (8), em ato que contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. A 13ª edição da Fenasul e a 40ª edição da Expoleite, que segue apresentando o melhor da produção leiteira gaúcha e dos seus derivados, será de 24 e 28 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

No evento, Sartori destacou a soma de esforços das entidades para a promoção de um evento diversificado, maior e com outra dimensão. “Essa mudança vai agregar mais gente”, disse, lembrando que a pecuária de leite é garantia de renda mensal para pequenos produtores. Ressaltou o potencial de crescimento do evento em uma área como a do Parque Assis Brasil – que, segundo ele, pode ter seu uso ampliado ao longo do ano com outras atividades além da Expointer – uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Conforme o governador, todos sairão fortalecidos com a realização de um evento renovado como a Fenasul.

Para a organização da feira, foi criada uma comissão executiva, coordenada pela Federação da Agricultura do RS (Farsul). Neste ano, a programação inclui também exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, realização de seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado também o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows.

O secretário Ernani Polo definiu a Fenasul/ Expoleite como um “aquecimento” para a Expointer – que chega à 40ª edição neste ano. Segundo ele, as mudanças vêm para destacar o leite e sua produção, oferecendo mais atrações para que o público se faça presente. Segundo o presidente da Gadolando, Jorge Fonseca da Silva, a feira é o espaço para envolver produtores e indústria e divulgar um produto de grande significado para a alimentação humana. O Rio Grande do Sul conta com a segunda maior bacia leiteira do país – produz cerca de 4,5 bilhões de litros da matéria-prima/ ano.

Recorde no arroz de leite e pub do queijo

Uma das atrações será promovida pelo Irga, que pretende bater um recorde inusitado. A autarquia está planejando produzir o maior arroz de leite do Brasil, no dia 26. A ação é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz. As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil. A sobremesa será degustada pelo público presente da Fenasul e parte da receita do doce será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal.

O Pub do queijo, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) será montado na varanda da Farsul e ofertará os mais diferentes tipos de queijo produzidos pelas indústrias gaúchas.

Após a cerimônia, autoridades e representantes do setor participaram do tradicional brinde de leite nos jardins do Piratini, ao lado do exemplar da raça Holandês VB 2926 Olga, de 14 meses, da Granja Cabanha VB, de Virgílio Biesdorf.

Estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o chefe do Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin, o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, deputados estaduais, prefeitos e representantes do setor.

A feira

A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; Prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Contratos futuros de exportação garantem venda de 360 mil toneladas do trigo gaúcho
Fenasul/Expoleite é lançada no Palácio Piratini
https://www.osul.com.br/sartori-destaca-soma-de-esforcos-para-ampliar-fenasul-expoleite/ Sartori destaca soma de esforços para ampliar Fenasul/ Expoleite 2017-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar