Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Sartori já tem agenda positiva

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Depois de semear pela terra arrasada que recebeu desde janeiro do ano passado, o governador José Ivo Sartori aos poucos, já respira, e dá início a uma agenda positiva. Hoje, o governador assina em Passo Fundo, o contrato de manutenção e recuperação da rodovia ERS-135, que liga Passo Fundo a Erechim, com investimento de R$ 12,6 milhões.

Os recursos vêm da EGR, a Empresa Gaúcha de Rodovias. Ontem, Sartori assinou o decreto de concessão de incentivo do Fundopen, o Fundo Operação Empresa, para 11 empreendimentos que vão gerar investimento de R$ 116,1 milhões e 440 novos empregos no Estado. E ainda ontem, o governador assinou as promoções de delegados e agentes da Polícia Civil, investindo no órgão, que, a despeito da evidente falta de recursos, começa a mostrar resultados positivos no enfrentamento da violência.

Greve é cenário pré-eleitoral

Atento, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, já identificou na violência do movimento dos servidores municipais a presença de partidos políticos que assumiram o protagonismo da agenda de reivindicações. Mesmo assim, o município ofereceu três opções de reposições parceladas que ao final incidem sobre a base imediatamente anterior. Com isso, o resultado final ficaria no índice do IPCS de 9,28%. O objetivo dos partidos que ocuparam o espaço do sindicato é desgastar o governo. No entanto, a violência das ações, e o desconforto que alguns atos causam na população mais carente, acaba sendo um tiro no pé destes partidos.

Na mão certa

Ficou para o deputado federal Alceu Moreira (PMDB), presidente da CPI que apura denuncias de irregularidades no Incra e na Funai, a avaliação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição que permite que comunidades indígenas desempenhem atividades agrícolas ou florestais foi designada ao deputado Alceu Moreira. Pela PEC, os indígenas que demonstrarem interesse em explorar as áreas habitadas, poderão, além de produzir, vender os produtos e gerenciar a renda obtida. Deputados defendem que é uma alternativa para melhorar as condições nessas comunidades que hoje padecem pela falta de recursos provenientes de órgãos como a Funai.

ASDEP apoia projeto que altera Lei Maria da Penha

Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, a Delegada Nadine Anflor, defendeu ontem, ao falar no 1o- Congresso de Mulheres, realizado pela Famurs, a importância da aprovação do PLC 07/2016, projeto de lei complementar que altera a Lei Maria da Penha e tramita no Senado Federal. Se aprovado, o PLC garante, entre outras mudanças, que os delegados de polícia possam emitir algumas medidas protetivas às vítimas assim que registrada a ocorrência policial.

Fantinel no Turismo?

O governo não terá dificuldades para preencher vaga do deputado Juvir Costella na Secretaria de Turismo do Estado. Como a pasta pertence à cota do PMDB, setores do partido já começam a se movimentar no sentido de que também ali, seja aplicada a política de renovação dos quadros. Neste caso, um dos nomes cotados para a Secretaria, seria o dirigente da juventude do PMDB, Beto Fantinel, atualmente na assessoria direta do governador José Ivo Sartori.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Novo capítulo
Paulo Bernardo teve precedente com a PF
https://www.osul.com.br/sartori-ja-tem-agenda-positiva/ Sartori já tem agenda positiva 2016-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar