Sábado, 31 de janeiro de 2026
Por Flavio Pereira | 23 de janeiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O Secretário do Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Cezar Schirmer recordou esta semana que, no fim do ano passado, a gestão do prefeito Sebastião Melo projetou que “Porto Alegre viveria a maior transformação social e urbana de sua história recente”. Tudo isso “no propósito de entregar uma cidade mais organizada, acolhedora e com mais qualidade de vida para todos os porto-alegrenses”.
Schirmer recorda a frase para destacar que “nesta semana, tivemos passos importantes nessa direção e temos motivos para comemorar avanços para a cidade.”
Ele aponta que “pelo programa POA Futura, recebemos as propostas para duas obras estruturantes na Zona Sul: a Maternidade da Restinga, que será anexa ao Hospital da Restinga e Extremo-Sul, e a Policlínica – Centro de Especialidades da Zona Sul, no bairro Hípica, investimentos viabilizados com recursos do Novo PAC, contrapartida do município e recursos próprios, que vão fortalecer a rede pública de saúde e ampliar o atendimento à população.”
O Secretário também aponta os avanços na revitalização do Centro Histórico, com destaque para o Viaduto Otávio Rocha na reta final de sua destinação “e já temos um consórcio vencedor, que apresentou o melhor lance dentre outros quatro recebidos. Essa iniciativa integra o programa Centro+, voltado à revitalização do Centro Histórico.”
De volta da viagem aos EUA, vereador Coronel Ustra se integra à caminhada de Nikolas Ferreira
O vereador Coronel Ustra (PL) retornou de Las Vegas (EUA), onde participou da SHOT Show, a maior feira de armamento do mundo. Ustra lembra que a agenda internacional foi planejada com antecedência e está alinhada a pautas centrais do seu mandato, como o direito à legítima defesa, a valorização do tiro esportivo, o respeito aos CACs e o fortalecimento da segurança pública, princípios historicamente defendidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e que seguem sendo pilares da sua atuação como vereador em Porto Alegre. O objetivo da participação foi acompanhar inovações tecnológicas, trocar experiências e buscar referências internacionais que contribuam para o debate qualificado sobre segurança pública no Brasil.
Na caminhada pela Liberdade e Justiça
O vereador já retornou ao País e, a partir deste sábado, irá se unir à Caminhada pela Liberdade e Justiça, mobilização liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Ele também confirmou presença no grande ato em Brasília, marcado para o domingo, dia 25 de janeiro, a partir do meio-dia. A participação, destaca o vereador coronel Ustra, “reforça o meu posicionamento em defesa da justiça, do equilíbrio institucional e da liberdade de Jair Bolsonaro e dos presos do 8 de Janeiro”.
Senador Hamilton Mourão defende escola “sem interferências ideológicas”
O senador Hamilton Mourão (Republicanos) anunciou que foi retirada da pauta de votação o PL 4088/2023, que tenta impor uma indefinida “educação política” na base curricular. O senador defende um debate maior sobre o projeto, “pois entendo que a escola deve ser um espaço de instrução técnica e cidadã, sem interferências ideológicas.”
Na área da educação, Hamilton Mourão lembra que já relatou favoravelmente o projeto que destina à rede pública de ensino computadores apreendidos, “transformando recursos recuperados em ferramentas de inclusão digital”.
E como autor do projeto que regulamenta a Psicopedagogia, Mourão destaca que “busco o devido reconhecimento aos profissionais que atuam no processo de aprendizagem”.
Em São Borja, governador reafirma prioridade à segurança no campo e proteção à propriedade
Depois de afirmar que a pauta do agronegócio tem sido capturada pela polarização política nacional, o governador Eduardo Leite disse nessa sexta-feira em São Borja, na cerimônia de abertura da colheita do milho, que o governo estadual atua sem discursos ou ações espalhafatosas.
Ressaltou que a segurança no campo e a proteção à propriedade privada são prioridades deste governo, afirmando que a segurança pública do Estado age imediatamente diante de qualquer ameaça, postura que, segundo ele, será mantida até o último dia de governo.
Apex Partners aponta Flávio Bolsonaro como favorito para vencer Lula em 2026
Se as eleições presidenciais fossem hoje, Flávio Bolsonaro (PL) é o nome melhor posicionado, liderando o principal cenário de segundo turno contra o presidente Lula (PT), segundo levantamento nacional da Futura Inteligência, empresa de pesquisa da Apex Partners. A pesquisa também evidencia um cenário de desgaste da imagem do governo federal. O levantamento ouviu 2.000 eleitores em todo o País, com 16 anos ou mais.
Em um dos principais cenários do primeiro turno, Lula lidera com 37% das intenções de voto, seguido de perto por Flávio Bolsonaro, que soma 33,3%. Em terceiro lugar aparece Tarcísio de Freitas, com 10,5%, enquanto Ronaldo Caiado registra 3%, e Romeu Zema, 2,6%. Outros nomes testados aparecem com percentuais menores, como Renan Santos, com 1,2%, e Aldo Rebelo, com 0,5%.
Já nos cenários de segundo turno, Flávio Bolsonaro aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula. Outros nomes da oposição também mostram força, como Tarcísio de Freitas, que lidera contra Lula por 46,1% a 41,3%. Em outras simulações, vemos empates técnicos entre Ratinho Júnior e Lula (44,8% a 41,2%), Ronaldo Caiado e Lula (42% a 41,8%) e Romeu Zema e Lula (42,8% x 40,5%). O atual presidente só aparece levemente à frente contra Eduardo Leite, com 41,9% x 37,3% do governador do Rio Grande do Sul. (Por Flávio Pereira – @flaviorrpereira)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.