Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Se Hillary Clinton se eleger presidente dos Estados Unidos, qual será o cargo do marido, Bill Clinton? Seria ele o “primeiro-damo”?

Compartilhe esta notícia:

Clinton, de 75 anos, teve uma infecção urinária. (Crédito: Reprodução)

“Nunca antes na história deste país”, poderá dizer Hillary Clinton, 68 anos, se eleita primeira presidente mulher dos Estados Unidos. Seu marido, Bill Clinton, 69, também terá direito a emprestar o bordão lulista. Após comandar o território americano de 1993 a 2001, Clinton voltaria à Casa Branca em um papel até aqui ocupado por 45 mulheres: primeira-dama dos EUA (uma delas repetiu o papel, e dois dos 44 presidentes casaram-se de novo no cargo).

Como chamá-lo? Nem Hillary sabe. “‘First dude’ [primeiro-cara], ‘first mate’ [primeiro-companheiro], ‘first gentleman’ [primeiro-cavalheiro], apenas não sei”, disse a pré-candidata democrata no programa “Jimmy Kimmel Live!”.

O cargo não está na Constituição, mas habita o imaginário popular. O título “first lady” veio do hábito de se referir à primeira delas, a mulher de George Washington, como “lady Martha”. (Para Jackie Kennedy, soava como “nome de cavalo premiado”.) Mas como Bill, homem e ex-presidente ainda por cima, se comportaria no posto?

Sem chás da tarde.
“Duvido que ofereça chás da tarde”, brinca o advogado Robert Shapiro, da Universidade Columbia (EUA). “Acho que ele representaria Hillary em ocasiões e defenderia publicamente as políticas dela. E a presidente confiaria a ele alguns assuntos. Ela, quando primeira-dama, envolveu-se na reforma do sistema de saúde.”

Incluir Bill em sua chapa, como vice, “passou pela cabeça”, revelou Hillary em setembro de 2015, ressalvando que a ideia é inconstitucional (ele já cumpriu dois mandatos). Na mesma entrevista ao programa de amenidades “Extra”, ela falou sobre a socialite Kim Kardashian, com quem tirou fotos em um evento: “Ela tinha um jeito afável de apresentar o marido [o rapper Kanye West] como se eu não soubesse quem era”. No caso da ex-secretária de Estado, todos saberão quem Clinton é, e isso facilita um bocado, aponta o historiador da Biblioteca das Primeiras-Damas, em Ohio (EUA), Carl Anthony.

Barreiras de gênero se mantêm.
Ele aposta que a população americana já se acostumou com os Clinton e não estranharia o novo arranjo. Algumas barreiras de gênero, contudo, persistem. “Não acredito que falariam sobre o smoking do ‘primeiro cavalheiro’, mas do vestido de gala da presidente”, reconhece.

A democrata se viu obrigada a encarar papéis ditos tradicionais no começo dos anos 1990. Quando o marido era candidato, parecia disputar um torneio para dona de casa – a Branca, no caso. Aceitou “duelar” com Barbara Bush, mulher do então presidente, George Bush pai. As duas assaram biscoitos a pedido da revista “Family Circle”, e Hillary venceu. Ela fez a fornada em aceno ao eleitorado feminino.

Muitas donas de casa, porém, não gostaram de ouvi-la dizer que podia ter abdicado do sucesso profissional e “ficado em casa fazendo biscoitos e tomando chá”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ministro do Supremo Gilmar Mendes usou verba do STF para ir a casamento
Ministros do governo Temer têm ignorado a orientação do Palácio do Planalto e negociam palanques regionais em favor de candidaturas de potenciais adversários do presidente nos Estados
https://www.osul.com.br/se-hillary-clinton-se-eleger-presidente-dos-estados-unidos-qual-sera-o-cargo-do-marido-bill-clinton-seria-ele-o-primeiro-damo/ Se Hillary Clinton se eleger presidente dos Estados Unidos, qual será o cargo do marido, Bill Clinton? Seria ele o “primeiro-damo”? 2016-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar