Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Se tem uma profissão honesta, é a do político”, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

Lula argumentou que é a única profissão cujo “concurso” precisa ser refeito a cada quatro anos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (28), que, “se tem uma profissão honesta, é a do político”. A declaração foi dada em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual sancionou o acordo que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais.

O petista reforçou ao longo de seu discurso a importância de se valorizar a contratação de “seres humanos” para a melhoria de serviços públicos e a necessidade de se aumentar o salário de servidores para que os melhores profissionais aceitem se mudar para Brasília.

“Não tem saída. A gente tem que melhorar o salário das pessoas para ter as pessoas de melhor qualidade aqui. As pessoas fazem um mau juízo de valor no funcionalismo público”, disse Lula.

“A mania que a sociedade brasileira tem de ser convencida a não gostar de política, a não acreditar em política, achar que todo político é corrupto e todo mundo que não é político é honesto, é o que leva esse país a ter eleito um Jânio Quadros com a vassourinha, leva o Bolsonaro a ser eleito, ‘pescador de marajá’”, acrescentou.

O presidente afirmou que, enquanto seu mandato durar, o funcionalismo público brasileiro será tratado com respeito.

“Digo sempre que o político precisa aprender a se defender. Porque é normal criar a imagem que político é todo mundo ladrão. Isso está disseminado no meio do povo. Agora, veja que engraçado, eu às vezes acho que, se tem uma profissão honesta, é a do político. Ele pode virar ladrão porque ele é ladrão, mas a profissão é o único concurso que a cada quatro anos você precisa refazer”, disse Lula.

Ao afirmar que, “se tem uma profissão honesta, é a do político”, Lula argumentou que é a única profissão cujo “concurso” precisa ser refeito a cada quatro anos.

“Se o cidadão faz concurso na Petrobras, fica lá até morrer. No Banco do Brasil, fica lá até morrer. Na Presidência, na universidade. A não ser que cometa algo muito grave que vai ser exonerado do serviço público”, completou.

“O político vai pra rua, a mãe dele é xingada, ele é xingado. Muitas vezes o político merece ser xingado e todo mundo sabe disso. Mas quando você coloca todo mundo em um balaio e não consegue fazer a diferenciação de quem é quem, acontece sempre uma coisa pior”, continuou o presidente.

Lula disse que fez essa declaração “para que a gente aprenda a separar o joio do trigo e aprenda quem é quem na política”.

O projeto de lei assinado pelo presidente hoje garante o reajuste de 9% nos salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho, segundo o Planalto.

Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.

O governo lembra ainda que esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

31 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jose Carlos Silveira
28 de abril de 2023 18:23

ESSE LADRAO FDP É UM PSICOPAT! LULA LADRAO TEU LUGAR É NA PRISÃO

Fernando Krause
28 de abril de 2023 18:30

A “alma viva MAIS HONESTA da face da terra…” sabe bem do que está falando ao defender a classe…
Por isso é que bandidos e criminosos condenados e recondenados por CORRUPÇÃO, ou seja, ROUBAR os cofres públicos, conseguem se eleger para “voltar à cena do crime”, como o tipo que é o declarante nesta matéria…

José Costa
28 de abril de 2023 18:41

Inacreditável se ouvir isto justamente do maior LADRÃO que a política já conheceu. Quem afirma é o Geraldo e o TRF4. E no TRF4 eu confio 100%.

Marcelo Neuri Haag
28 de abril de 2023 18:53

Alô? Oi?? Li direito??? E notem que falo isso INDEPENTEMENTE de quem está no governo…

Roland Frantz Celtan
29 de abril de 2023 09:36

Vai se enxergar apoiador do CAI DE MADURO da Venezuela. Vai morar lá seu inútil aqui esquerda nunca vai mandar!

Davi Kerber
28 de abril de 2023 19:13

Ok…então lembra o teu presidente pra isentar o IRRF em até 5 mil reais como ele prometeu…isso é só uma das promessas..mas não te preocupa eu vou te lembrar uma a uma…

Vanderlei Ochoa
28 de abril de 2023 19:00

Grande ESTADISTA LULA. Lula deixa a direitálha bolso-terrorista-golpista nervozinha. Cumpre com o que prometeu na campanha. Direita que só doou patrimônio público, rebaixava salários , acabava com os direitos trabalhistas e previdenciários e tentava dar golpe na DEMOCRACIA, fica histérica. Perderam zés manés…não amolem.

Miltch Mitch
28 de abril de 2023 19:30

O que me deixa tranquilo é que isto é senilidade. E só uma questão de tempo.

Vanderlei Ochoa
28 de abril de 2023 20:01

Ah, pára PUGGINA….

Carlos Alberto Pugliese
28 de abril de 2023 19:48

Ahaha….depois de tudo que tu roubou, Luladrão….que escárnio

Carlos Alberto Pugliese
30 de abril de 2023 18:59

Não é só o Janjaula Viagens da Silva que tá com demencia….

Vanderlei Ochoa
28 de abril de 2023 20:28

O MAIOR ESTADISTA que o Brasil já teve

Miltch Mitch
29 de abril de 2023 15:14

E mais vai desandar, com certeza

Vanderlei Ochoa
28 de abril de 2023 20:41

Batam bastante no ESTADISTA LULA. Ele é que nem massa de pão, quanto mais batem , MAIS CRESCE….hahahahahahaah

Ernildo Heitor Agostini Filho
28 de abril de 2023 20:46

Mais um disparate proferido por esse senhor, que pode estar sofrendo de demência.

Adroaldo Mousquer
28 de abril de 2023 21:00

Não posso concordar. Não sou gado nem muito burro para acreditar em tudo. Podia passar sem essa.

Sandro Dalla Santa
28 de abril de 2023 21:07

Mente que nem sente… demência..

Paulo Jesus Corrêa
28 de abril de 2023 21:14

Depois dessa, acho que estamos chegando, ou já passando do fim da várzea. É tão honesta que os indiciados precisam de foro privilegiado!

Jorge Bressan
28 de abril de 2023 21:18

QUANDO LI NÃO ACREDITEI E O PIOR É QUE COMECEI A DAR GARGALHADAS,O LULALARAPIO É UM BOM PIADISTA.

Miltch Mitch
29 de abril de 2023 15:15

Grande nicolas, fotinho fazendo arminha.

Nicolas Marconi
28 de abril de 2023 21:29

Bahh Lula podia ter calado aquela boca de cachaça.
Não existe político honesto.
TODOSSSS UM BANDO DE LADRÃO

Glaucio Dos Santos Brum
28 de abril de 2023 21:41

É claro! O restante das profissões é tudo falcatrua. Vai colocar a culpa dessa asneira que falaste na bebida, ó grande estadista? É inacreditável que ainda haja gente que aplaude e tenta justificar um comentário absurdo desses.

Roland Frantz Celtan
28 de abril de 2023 21:52

É incrível este velho analfabeto abre essa boca de latrina somente para dizer asneiras. Se houver 1% de políticos honestos estaremos no lucro!

Eduardo Seg
28 de abril de 2023 22:11

Pobre Pinóquio,perde longe para o bêbado nove dedos larápio.

Artur Borba
28 de abril de 2023 22:44

Pode interna num manicômio esse ladrão bebum, só falou e fez merda neste desgoverno ate agora, e vem dizer que político é honesto? O político sério ainda está por nascer, e a jegaiada acredita no seu Brahma. Os idiotas úteis da petralhada.

Nilton G Veiga
28 de abril de 2023 22:56

Parem o ônibus que eu quero descer.
Este cara tem q se tratar em alguma clínica psicológica ou ser internado em alguma clínica geriátrica. Está na hora da interdição deste malfeitor, ou seja, impeachment deste desgraçado.

Juarez Fogliatto
29 de abril de 2023 00:00

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!……………………………………………….

Gigio Brasil
29 de abril de 2023 08:00

Lula tu mente. Tu és muito ladrão. Tu vais pagar muito caro pelo que fez com o povo brasileiro. Povo, esse sim, muito trabalhador e honesto.

Fernando Krause
29 de abril de 2023 09:45

“A parte de todos os mentirosos os aguarda no lago que arde com fogo e enxofre…”
Apocalipse 21:8

Luiz Antônio Alves
29 de abril de 2023 11:27

depois de 75 anos acho que vou entrar na política… vou me candidatar a prefeito pelo PCG (partido da casca grossa).

Fernando Garrido
30 de abril de 2023 13:52

O corruPTo-mor da República….kkkk
Elle fala essas besteiras quando está com os cornos cheios de cana….

Porto Alegre mantém serviços essenciais no feriado do Dia do Trabalho
Governo gaúcho inaugura obra no Hospital Geral de Caxias do Sul
Pode te interessar
31
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x