Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Se Trump conhecesse a sanguinidade de Lampião, ele não ficava provocando a gente”, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

O comentário, em tom de brincadeira, foi feito durante uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert/PR
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (9) que se o presidente norte-americano, Donald Trump, conhecesse a “sanguinidade de Lampião” não provocaria o Brasil.

O comentário, em tom de brincadeira, foi feito durante uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo. Na ocasião, o presidente anunciou investimentos para ampliar a estrutura do instituto e aumentar a capacidade para produção de vacinas e insumos imunobiológicos.

Isso inclui a fabricação do IFA (insumo farmacêutico ativo) para imunizantes como a DTPa (difteria, tétano e coqueluche) e a vacina contra o HPV. A iniciativa, que busca reduzir a dependência de importações, prevê investimento total de R$ 1,4 bilhão.

Também estavam presentes no evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O presidente Lula tem usado agendas na área da saúde para reforçar críticas à condução do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, lembrando a defesa de vacinas e da ciência em contraposição ao negacionismo adotado à época.

Em 2026, ano eleitoral, o tema voltou a ocupar espaço na estratégia política do governo Lula, que busca associar investimentos em vacinação, produção nacional de imunizantes e fortalecimento do SUS a uma marca de reconstrução das políticas públicas desmontadas no governo anterior.

Campanha de vacinação contra dengue

Durante o evento, o governo também anunciou o começo da vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária do SUS (Sistema Único de Saúde), com base no desenvolvimento de uma vacina 100% nacional pelo Instituto Butantan.

As primeiras doses já foram distribuídas aos estados. A vacinação para pessoas de 15 a 59 anos, está prevista para começar no segundo semestre de 2026, à medida que a produção for ampliada.

Foram adquiridas 3,9 milhões de doses da vacina contra dengue, com investimento federal de R$ 368 milhões, e está prevista uma parceria estratégica com uma empresa chinesa para potencializar a produção em até 30 vezes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente da Câmara dos Deputados encaminha proposta que acaba com a escala 6×1 e diz que, depois, o texto será debatido em comissão especial
Após caso Master, diretor do Banco Central fala em revisar regras do Fundo Garantidor de Créditos
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cezar Roldão Schuaste
10 de fevereiro de 2026 09:19

Piadinha e brincadeira é para bêbado de boteco e não para um presidente, e Lampião era um bandido que aterrorizava as comunidades…

Jorge Schroder
10 de fevereiro de 2026 08:59

Seria bom que Luís ( cachaça) chamasse o Trump de COVARDE…. Maduro fez isto, este sim é cabra macho!!!!

Glaucio dos Santos Brum
9 de fevereiro de 2026 18:40

Não bastasse enaltecer um criminoso, vem falar da Covid, sendo que os casos de morte por dengue foram simplesmente ignorados (deve ser a dengue do amor). No más, Lula ao falar de Trump, um empresário que enriqueceu do trabalho, deve ter bebido e se esquecido que ele enriqueceu na presidência do país, assim como seus filhos oportunamente. Todos sabem como isso aconteceu.

Valmir
9 de fevereiro de 2026 17:58

O vagabundo enaltece um assassino tão bandido quanto Tchê, a comparação é absurdamente de um patífe socialista bandido o Trump deve estar com medo e tremendo por essa colocação de um condenado para um cabeçudo idiota que perdeu a cabeça o Lule deve se comparar com Lampiãoe a Janja com Maria ‘ bonita”

ARTUR
9 de fevereiro de 2026 15:11

Lider e Fundador da Organização Criminosa NARCOTERRROISTA, DO FORO DE SÃO PAULO…

Esta tentando os ultimos blefes….Maduro e Carvajal, vão entregar TODOS os crimes …

Luis
9 de fevereiro de 2026 14:38

Essa esquerda é uma piada, não conseguem ver o próprio umbigo.

Vanderlei Ochoa
9 de fevereiro de 2026 13:20

Trump cresceu tomando toddynho e respinga de maçã…Lula comeu o pão que o diabo amassou.

Cezar Roldão Schuaste
10 de fevereiro de 2026 09:19
Responder para  Vanderlei Ochoa

..e o diabo continua a alimenta-lo…

Vanderlei Stefani
9 de fevereiro de 2026 13:07

Acabou a era multipolar na política brasileira. Agora e por muitos anos vai ser assim: a verdade contra a mentira. Que Deus abençoe Lula e quem o suceda! Que a verdade sempre vença e direita nunca mais volte à presidência.

Vitor
9 de fevereiro de 2026 19:01
Responder para  Vanderlei Stefani

Que comentário preconceituoso, parcial e politizado! A alternância do poder é saudável e salutar para qualquer país. Esquerda, direita… o importante é pensar primeiro no bem do país antes do próprio umbigo. O que não pode acontecer é as EXTREMAS, tanto direita e esquerda, de dominarem..

Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x