Quarta-feira, 17 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul registra mais de mil casos de toxoplasmose em Santa Maria

Compartilhe esta notícia:

Um ambulatório específico para atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da toxoplasmose começou a funcionar no Hospital  Casa de Saúde. (Foto: Reprodução)

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) e o município de Santa Maria atualizaram, nesta sexta-feira os casos de toxoplasmose na cidade da Região Central do Estado. Ao todo, foram notificados 1.011 casos, sendo 665 suspeitos e 346 a classificar. Destes, 352 foram confirmados pelos laboratórios, 115 descartados e 198 ainda seguem em investigação.

As autoridades de saúde consideram o surto de toxoplasmose em Santa Maria, o maior já enfrentado no Estado.

Entre os casos confirmados estão 27 gestantes, com dois óbitos fetais (de 36 e 28 semanas) e um aborto (15 semanas). Entre os descartados está um aborto de 15 semanas. Dos casos em investigação, 120 são gestantes, oito de toxoplasmose congênita e um aborto.

Em relação ao último boletim divulgado, houve uma redução no número de casos sob investigação, baixando de 230 para 198.

As causas da doença ainda não foram identificadas pelas autoridades de saúde. Diante disso, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o trabalho que está sendo feito pelos órgãos de saúde na cidade. A ideia é centralizar as informações e buscar em conjunto novas alternativas para identificar a origem da doença. A fonte da contaminação ainda não foi identificada.
Por isso, é mantida a orientação para que a comunidade da cidade siga bebendo água mineral ou fervida, evite alimentos crus e malpassados e lave bem alimentos crus, como legumes e verduras.

Novo ambulatório

Um ambulatório específico para atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da toxoplasmose começou a funcionar nesta sexta-feira, no Hospital  Casa de Saúde, em Santa Maria.

Os pacientes atendidos são encaminhados pela Secretaria de Saúde do município. O atendimento funciona nas segundas-feiras e quintas-feiras, das 7h30min às 12h30min.

Nas sextas-feiras, também há atendimento, no entanto, a Casa de Saúde ainda está definindo o turno em que os pacientes serão recebidos.

Também continuam os atendimentos no ambulatório da Casa 13 de Maio, localizada na Rua Riachuelo, nº 364.

Toxoplasmose

A toxoplasmose, cujo nome popular é doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Para conter a alta do dólar, o Banco Central fará uma atuação extra no câmbio na segunda-feira
O Brasil criou mais de 115 mil vagas de emprego com carteira assinada e teve o melhor abril em cinco anos
Pode te interessar