Domingo, 04 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Secretaria Municipal de Educação esclarece fechamento de vagas na Escola Pica-Pau Amarelo

Compartilhe esta notícia:

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica-pau Amarelo. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
A Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, localizada na Praça General Osório, no Centro Histórico, deverá ter pelo menos 25 vagas fechadas. O motivo, informa a Smed (Secretaria Municipal de Educação), é a inadequação do espaço, que não é o principal, mas um anexo, em prédio alugado próximo à escola, que estava sendo destinado ao turno integral. Está aberto um chamamento público para absorver as vagas, que podem ser ampliadas, conforme a demanda.
A escolinha Pica-Pau Amarelo, localizada na Praça General Osório, no Centro Histórico, possui cerca de 100 alunos matriculados entre as turmas de maternal, Jardim A e Jardim B. De acordo com a assessoria de Comunicação da Smed, os alunos que já estavam matriculados progridem para o ano seguinte e estão garantidos. A demanda por novas inscrições, no entanto, como maternal, e o turno integral, é que irão definir quantas vagas deverão ser abertas em um outro local, ainda a ser definido.
A Smed informa que participou de reunião, na última segunda-feira (23), com pais e a direção da escola, além de representantes da comunidade, para esclarecer o caso.
O grupo ouviu explicações sobre os motivos de a escola deixar de ocupar o prédio anexo e deu sugestões para ajudar a aumentar a oferta de educação infantil no bairro. Na semana passada, a escola já teria realizado um primeiro encontro com a comunidade.
Em 2018, portanto, a escola deixará de ocupar o prédio alugado, na rua Fernando Machado, próximo ao jardim principal. A Smed lembra que por ser construído em uma praça, não há como ampliar o espaço original, que é da prefeitura, nem há como adequá-lo ele próprio ao turno integral. Segundo a secretaria, nenhuma das escolas “Jardim de Praça” oferece funcionamento integral.
A Pica-Pau Amarelo foi a primeira escolinha deste tipo na cidade e já tem quase 90 anos, mas só em dezembro de 2015 é que, para ampliar o atendimento à demanda de pré-escola na região, foi alugada uma casa no Centro Histórico para acomodar a extensão da escolinha, o que acabou não funcionando como esperado.
O processo, conforme a Smed, não avançou devido à inadequação do espaço alugado. O Conselho Municipal de Educação não autorizou o funcionamento da ampliação da escola, já que não seria permitida a instalação de anexos. Além disso, o Ministério Público questionou a expansão para um local inadequado. Crianças com necessidades especiais de locomoção tiveram de ser transferidas para outra instituição. Por ser o anexo um imóvel alugado, uma reforma para as adaptações necessárias não seriam permitidas, não sendo possível à secretaria resolver os problemas estruturais básicos de funcionamento para este fim. A Smed então decidiu esperar a conclusão do ano para deixar de acolher alunos novos no turno integral.
A Smed informa que dos alunos atualmente matriculados na escola, 25 serão afetados diretamente pela medida que restringe o atendimento a um turno.
O resultado do chamamento público aberto para oferecer 50 vagas – de educação infantil turno integral, no Centro Histórico – será conhecido em fins de novembro. A secretaria informa que se for constatada demanda manifesta para um número maior de crianças, irá avaliar a possibilidade de novo chamamento público para atender a região.
O caso suscitou manifestações em grupos nas redes sociais, com um abaixo-assinado com mais de 5.100 assinaturas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Daniela Giffoni reúne convidados em espaço da Mostra Elite Design
Comemorações marcam 50 anos da Cooperativa Piá
Pode te interessar