Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Secretário de Comércio dos Estados Unidos diz que é preciso “consertar” o Brasil

Compartilhe esta notícia:

Segundo Lutnick, o Brasil e outros países precisarão lidar com as tarifas aplicadas por Trump para manter as relações comerciais com os EUA

Foto: Reprodução de TV
Segundo Lutnick, o Brasil e outros países precisarão lidar com as tarifas aplicadas por Trump para manter as relações comerciais com os EUA. (Foto: Reprodução de TV)

O secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick, disse que é preciso “consertar” o Brasil para que o País deixe de prejudicar os Estados Unidos.

De acordo com Lutnick, o Brasil está entre vários países que têm “um problema” que precisa ser corrigido para que passe a “reagir corretamente” aos EUA. As declarações foram dadas em entrevista no sábado (27), quando ele abordava os desafios comerciais atuais.

“Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles”, disse o secretário.

Lutnick ressaltou que parte do problema com os países é o déficit comercial com os EUA. Ele usou como exemplo o caso da Suíça. “Um país pequeno como a Suíça tem um déficit comercial de US$ 40 bilhões com os Estados Unidos. Porque dizem: ‘Bem, é um pequeno país rico’. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem US$ 40 bilhões a mais em produtos”, declarou.

Segundo o secretário, os países precisarão lidar com as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump caso queiram manter as relações comerciais com os EUA. “Esses países precisam entender que, se eles querem vender para os consumidores norte-americanos, é preciso ‘jogar bola’ com o presidente dos Estados Unidos”, concluiu.

No início de agosto, entrou em vigor uma tarifa de importação de 50% imposta por Trump sobre diversos produtos brasileiros.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Avião monomotor faz pouso de emergência na rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo
Após caminhada em Brasília, Lula alfineta as motociatas de Bolsonaro e defende a soberania nacional
https://www.osul.com.br/secretario-de-comercio-dos-estados-unidos-diz-que-e-preciso-consertar-o-brasil/ Secretário de Comércio dos Estados Unidos diz que é preciso “consertar” o Brasil 2025-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar