Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Segunda metade do mês terá aumento de chuva, temporais, calor e frio no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Acumulados de chuva devem superar 100 mm em vários pontos do território gaúcho, aponta a MetSul

Foto: Alex Rocha/PMPA
(Foto: Alex Rocha/PMPA)

A segunda quinzena de setembro, que teve início nesta terça-feira (16), vai manter ainda algumas características que são comuns ao inverno no Rio Grande do Sul como chuva e frio, conforme a previsão da MetSul Meteorologia. É normal, aliás, que o começo da primavera ainda apresente traços no clima do inverno, embora os dias de frio se tornem gradualmente mais escassos.

A primeira quinzena do mês teve chuva acima da média em pontos do Oeste e da faixa central do Rio Grande do Sul enquanto nos extremos Sul e Norte do estado a precipitação ficou perto e abaixo da média histórica.

Estações em São Borja, Alegrete, Candelária, Teutônia, Maçambará, Santo Antônio das Missões e Giruá anotaram nos primeiros 15 dias do mês precipitação acima de 200 mm, ou seja, vão terminar o mês com chuva muito acima da climatologia histórica pelo que ainda vai chover neste mês.

Em Porto Alegre, a primeira quinzena somou 115 mm no Jardim Botânico. Com o que se projeta ainda de precipitação para o mês, a capital deverá terminar setembro inevitavelmente com chuva acima a muito acima da média histórica mensal de 147,8 mm.

Esta segunda metade de setembro deve ter chuva superior a muito superior à média em parte do Rio Grande do Sul, com acumulados nestes 15 dias restantes de setembro em várias localidades de 100 mm a 200 mm e com marcas isoladamente superiores, o que eleva o risco de cheias de rios.

Grande parte destes volumes vai ocorrer por um episódio de instabilidade intensa com chuva volumosa e temporais que se projeta entre o final desta semana e o começo da próxima por uma baixa pressão muito profunda e a atuação de uma frente fria. Serão dias seguidos com chuva e em alguns momentos forte a intensa com raios, queda de granizo e vendavais isolados, especialmente entre os dias 21 e 22, quando haverá maiores volumes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho aprova a liberação de recursos para obras no aeroporto de Santo Ângelo
Celebração da Revolução Farroupilha potencializa a venda de artigos que representam a cultura gaúcha no RS
https://www.osul.com.br/segunda-metade-do-mes-tera-aumento-de-chuva-temporais-calor-e-frio-no-rio-grande-do-sul/ Segunda metade do mês terá aumento de chuva, temporais, calor e frio no Rio Grande do Sul 2025-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar