Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2015
Após a maratona de sábado (24), os mais de 7 milhões de candidatos que realizam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano em todo o Brasil enfrentam mais 90 questões e a temida redação neste domingo (25). As provas começam às 13h30min. Os portões dos locais onde elas ocorrem foram fechados às 13h. O exame tem duração de cinco horas e meia.
Na redação, o candidato deverá, em até 30 linhas, discorrer sobre um determinado assunto. Os estudantes devem ficar atentos aos critérios que podem lhes render um zero na nota da redação. Fugir do tema ou da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, escrever somente até sete linhas ou defender ideias que desrespeitem os direitos humanos anulam a questão dissertativa. Além disso, desenhar, usar palavrões e, é claro, entregar a prova em branco também fazem o candidato zerar.
No primeiro dia do exame, 25,31% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova espalhados pelo País. O índice de abstenção foi considerado normal pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Assim como em edições anteriores, houve casos de pessoas que chegaram atrasadas e não puderam fazer a prova.
Segundo o ministério, 364 candidatos foram eliminados do Enem neste sábado por infringirem as regras do concurso. Entre eles, 30 participantes foram flagrados com material eletrônico proibido em edital. Também foram identificados candidatos com ponto eletrônico. A Polícia Federal investiga o caso. O gabarito oficial do Enem será divulgado até quarta-feira (28).