Domingo, 07 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de janeiro de 2016
A Previdência Social começou a pagar os valores reajustados das aposentadorias, pensões e auxílios-doenças. Os primeiros a receber o aumento são os segurados com benefício de um salário mínimo. O depósito varia conforme o final do cartão do segurado, sem o dígito. Na segunda-feira, o dinheiro caiu na conta de quem tem final 1. O calendário segue até 5 de fevereiro.
O piso nacional foi reajustado em 11,67% passando de 788 reais para 880 reais. O índice foi maior que os demais, pois considera a inflação do ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes.
Para quem ganha acima do mínimo, o reajuste só considera o INPC, que fechou 2015 em 11,28%. Além disso, se o beneficiário se aposentou ao longo do ano passado, o aumento é proporcional ao mês em que fez o pedido. O reajuste mudou também o teto, quantia máxima paga pela Previdência. O valor passou de 4.663,75 reais para 5.189,82 reais.
O calendário para esses segurados começa em 1 de fevereiro e segue até o dia 5. Os aposentados poderão verificar os extratos no site previdencia.org.br ou nos bancos.