Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Rio Grande do Sul Segurança reforçada: revista em penitenciária de Caxias do Sul encontra drogas e celulares

Compartilhe esta notícia:

Operação teve por objetivo reforçar o combate à criminalidade na Serra Gaúcha. (Foto: Jurgen Mayrhofer/SSPS)

Uma revista geral realizada pela Polícia Penal do Rio Grande do Sul em 278 detentos e 36 celas da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Serra Gaúcha) resultou na apreensão de celulares, chips, pen-drive, baterias, carregadores, fones de ouvido e porções de substâncias semelhantes a maconha e cocaína. As quantidades não foram informadas.

Conforme a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), a operação teve como foco a manutenção da ordem e da disciplina, em um contexto de aumento dos índices de crimes violentos letais cometidos intencionalmente na região. Muitos criminosos agem nas ruas a partir de ordens emitidas por apenados que conseguem se comunicar com o mundo fora das grades.

A mobilização contou com cerca de 80 servidores penitenciários, incluindo agentes operacionais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Canis, Agência Regional de Inteligência (Aripen) e Agência de Inteligência Local (Alipen), além do efetivo da própria unidade prisional. Outras seis já foram realizadas este ano na Serra Gaúcha.

Em 2023, foram realizadas, na 7ª Região Penitenciária, 27 revistas gerais, 11 revistas pontuais e dois mandados de busca e apreensão. O titular em exercício da SSPS, Cesar Kurtz, ressalta: “As revistas têm sido intensificadas em todo o sistema, com objetivo de ampliar a segurança e auxiliar no combate à violência, especialmente na região de Caxias do Sul.

Ele prossegue: “Outras operações já foram efetivadas na cidade este ano, devido ao necessário enfrentamento à onda de criminalidade, por meio de ações conjuntas com forças de segurança, por meio do programa estadual ‘RS Seguro’. Assim como na Serra, as revistas são recorrentes em todas as unidades do Estado, com vistas à manutenção da ordem e da disciplina”.

O diretor da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz, acrescenta que a Polícia Penal está empenhada em reduzir a incidência de crimes em todo o Estado:

“Desde o ano passado, estamos intensificando o número de operações nas dez regiões penitenciárias, tendo como objetivo a redução dos índices de criminalidade no Estado, em especial nos municípios considerados mais violentos, como Caxias do Sul”.

Passo Fundo

No dia 9, uma operação nos mesmos moldes teve como alvo o Presídio Regional de Passo Fundo (Região Norte do Estado). Uma revista nas três galerias do complexo levou ao recolhimento de celulares, carregadores e porções de drogas, encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento do Município.

A ofensiva contou com a participação de quase 100 servidores penitenciários. Os resultados foram compartilhados com o público no site susepe.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Municípios gaúchos em situação de emergência ou calamidade receberão quase 50 mil kits de alimentos
Em visita à Festa Nacional da Uva, governador gaúcho anuncia reforço no efetivo da Brigada Militar em Caxias do Sul
https://www.osul.com.br/seguranca-reforcada-revista-em-penitenciaria-de-caxias-do-sul-encontra-drogas-e-celulares/ Segurança reforçada: revista em penitenciária de Caxias do Sul encontra drogas e celulares 2024-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar