Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Seis portos já enfrentam problemas com os protestos de caminhoneiros pelo País

Compartilhe esta notícia:

Bloqueios afetaram a movimentação do complexo portuário de Rio Grande. (Foto: Divulgação)

Seis dos principais portos para escoamento de produção brasileira já sofrem com os reflexos dos protestos de caminhoneiros que interditam rodovias e estradas. Apenas os portos do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Itajaí (SC) e Itaquí (MA) continuam com operações normais. Em Santos (SP), o bloqueio acontece diretamente no acesso ao porto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nesta terça-feira (22), as manifestações no Porto de Santos se concentraram nas entradas do Viaduto da Alemoa e da Rua do Adubo. Os terminais paulistas são responsáveis por grande parte exportação de açúcar, álcool e café em grãos.

O impedimento de acesso ao local traz redução nas atividades de recebimento e entrega de mercadorias, segundo Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do porto.

Dos 1 mil caminhões que estavam previstos para chegada no Porto de Paranaguá (PR), apenas 47 deram entrada no pátio de triagem na manhã desta terça-feira. A queda no movimento se deve, principalmente, à interdição parcial da BR 277, no km 6.

Segundo a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, o mesmo grupo de caminhoneiros ocupa a estrada, convidando novos motoristas a participarem do ato. Aqueles que não aceitam são coagidos a retornar.

Os estoques no terminal de carga do porto ainda levarão dez dias para serem embarcados. Após esse período, poderá haver prejuízo no escoamento da produção de grãos da região, relatou a Assessoria de Comunicação do Porto de Paranaguá.

Em Rio Grande (RS), bloqueios no km 66 da BR-293, próximo ao município de Pelotas, afetam a movimentação do complexo portuário que não recebe caminhões desde esta segunda-feira. Segundo a Assessoria de Comunicação, o volume de demanda para escoamento de commodities agrícolas não é tão grande, portanto o prejuízo pode ser menor do que em outros estaleiros.

Já em Santa Catarina, interdições na BR-208, na altura do km 21, em Araquari, impedem a chegada de caminhões ao porto da Ilha de São Francisco do Sul. No entanto, não há mensuração de prejuízos no escoamento de carga, segunda a Assessoria de Comunicação do porto.

O mesmo acontece no Porto de Imbituba (SC), que não recebe caminhões desde o início das manifestações. O prejuízo na manutenção dos produtos estocados é resposta ao bloqueio da BR-101, na altura do acesso à cidade Imbituba.

Também não houve entrada de cargas nesta terça-feira no Porto de Suape (PE). Interdições na BR-101, no km 83, próximo ao trevo da cidade de Jabotão, impedem que caminhoneiros sigam até a entrada do porto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O deputado federal afastado Paulo Maluf terá de entregar o seu passaporte e usar tornozeleira eletrônica
Já faz um ano que a gasolina no Brasil está mais cara do que no exterior
https://www.osul.com.br/seis-portos-ja-enfrentaram-problemas-com-os-protestos-de-caminhoneiros-pelo-pais/ Seis portos já enfrentam problemas com os protestos de caminhoneiros pelo País 2018-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar