Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Sem outra saída

Compartilhe esta notícia:

Governo Sartori precisa aumentar receitas para reduzir déficit. (Foto: Cau Guebo/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flávio Pereira

A necessidade de gerar receitas imediatas que, somadas ao corte de despesas, reduzam o déficit de R$ 5,4 bilhões previsto para este ano, faz com que o governo do Estado mantenha no horizonte do futuro pacote de medidas, a elevação de impostos, mais especificamente, o ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias). A dúvida estaria entre duas alternativas: ou aumento linear sobre todos os produtos, ou um aumento maior, sobre apenas determinadas áreas.

Alienação de ativos
Existem outras medidas igualmente polêmicas, como a venda de algumas estatais, e até mesmo da área de seguros do Banrisul, esta com formidável valor no mercado.

Perda da base
O risco calculado do governo procede: uma proposta de aumento de impostos encontraria dificuldades de aprovação nas bancadas do PDT e do PP, que juntas representam 15 votos na Assembleia Legislativa. Sem contar as defecções que poderiam ocorrer dentro da própria bancada do PMDB.

Reação do vice
Outra reação imprevisível ainda a esta proposta seria do vice-governador José Paulo Cairoli. Parceiro importante na campanha de José Ivo Sartori, porém sabidamente comprometido com o setor empresarial, em especial com a área de serviços, onde o aumento de impostos é visto como ofensa.

O adeus a Mendes Ribeiro Filho
A morte do ex-deputado e ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho enche de tristeza a todos que tiveram o privilégio de conviver e desfrutar da sua amizade. O colunista teve esse privilégio: conviver profissionalmente primeiro com Mendes Ribeiro pai, um grande amigo. Depois, com Mendes Ribeiro Filho, que conheci ainda jovem, quando ele militava no PDS e assumiu a Secretaria da Justiça, no governo de Jair Soares. A morte interrompe uma carreira brilhante que sinalizava para horizontes ainda maiores, se o Grande Arquiteto do Universo não tivesse outros planos para o nosso querido Mendinho.

PMDB perde Luiz Henrique e a cadeira no Senado
Outra perda inesperada na vida pública brasileira foi a do senador Luiz Henrique da Silveira, conhecido pelos amigos como LHS. Foi surpreendente, e levou LHS aos 75 anos. O PMDB, além de perder uma cadeira e um nome importante da história, perde também a vaga: o suplente, Dalírio Beber, é tucano e presidente de honra do PSDB catarinense.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Prometeu e não cumpriu
A voz da América
https://www.osul.com.br/sem-outra-saida/ Sem outra saída 2015-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar