Domingo, 23 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Sem presidir, Renan terá aliados em comissões

Compartilhe esta notícia:

Renan foi denunciado na Lava-Jato e responde a 12 processos no Supremo. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Renan Calheiros (PMDB-AL) deixará a presidência do Senado em fevereiro do próximo ano, mas permanecerá no epicentro do poder da Casa. Com o intuito de se blindar contra o aprofundamento dos processos que enfrenta no STF (Supremo Tribunal Federal), o peemedebista não voltará à condição de um senador comum. Ele pretende articular seus pares para indicar os aliados mais fiéis para a composição da Mesa Diretora e das principais comissões da Casa.

Sem a blindagem do cargo de presidente, Renan vai assumir a liderança do PMDB e confiar a seus aliados postos-chave. O enredo será semelhante ao seguido no início de 2015, quando foi reconduzido ao comando do Senado. À época, ele bancou a montagem de uma Mesa leal que pôs o PSDB longe do poder e da divisão de cargos. O resultado de sua estratégia pôde ser visto neste mês – seu grupo endossou o desacato à decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que o afastava da presidência do Senado.

Renan chega a 2017, porém, com algumas desvantagens. Além de perder a prerrogativa de presidente do Congresso Nacional, o que lhe assegura decisões em favor próprio, passou de investigado a réu no Supremo, acusado por crime de peculato no caso de suposto pagamento de contas por uma empreiteira em um relacionamento extraconjugal. Além disso, o parlamentar foi denunciado na Operação Lava-Jato e responde a 12 processos no Supremo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Mega-Sena acumulada pode pagar 38 milhões de reais no sorteio deste sábado
Ações voltadas para mulheres representaram, em média, 3,5% dos gastos dos partidos políticos em 2017
https://www.osul.com.br/sem-presidir-renan-tera-aliados-em-comissoes/ Sem presidir, Renan terá aliados em comissões 2016-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar