Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de janeiro de 2018
O ar quente e úmido associado a um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável no início desta semana em Porto Alegre, de acordo com o Sistema Ceic Metroclima. Nesta segunda-feira (22), o sol aparece entre nuvens, mas há risco de chuva forte em alguns momentos. A temperatura máxima não deve passar dos 29°C.
A instabilidade prossegue até quarta-feira (24). A partir de quinta-feira (25), o tempo melhora, e o sol passa a predominar na Capital gaúcha. Confira a previsão do Sistema Metroclima para os próximos dias:
Terça-feira: O sol aparece entre nuvens, porém, períodos de maior nebulosidade provocam pancadas de chuva. Não se descarta chuva forte ocasionalmente. O vento sopra fraco do quadrante Oeste/Sul. Temperaturas mínimas entre 20°C e 22°°C e máximas entre 26°C e 28°C.
Quarta-feira: O sol aparece com nuvens. Ocorrem períodos de maior nebulosidade e ainda chove, sobretudo da tarde para a noite. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Sul/Leste. Mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 30°C e 32°C.
Quinta-feira: O sol predomina ao longo do dia, apesar de algumas nuvens. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Sudeste. Mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 26°C e 28°C.
Sexta-feira: Aparecem algumas nuvens, mas o sol predomina ao longo do dia. O vento sopra moderado da tarde para a noite. A temperatura terá maior variação. Mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 30°C.
Chuvas
A passagem de uma frente fria pela Região Sul do Rio Grande do Sul no final de semana ocasionou chuvas em diversas localidades, elevando os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das lavouras, aumentando os níveis dos reservatórios e conferindo boas condições para irrigação. A informação foi divulgada pelo Instituto Climatempo, no seu boletim semanal produzido para o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Além disso, há previsão de mais chuvas para esta semana sobre a região, porém, ainda irregulares, já que a nova frente fria que vai avançar sobre o Estado passará rapidamente e avançará para a Região Sudeste.
Os modelos de previsão, no entanto, não sinalizam longos períodos de estiagem, como foram observados nas últimas semanas. Dessa forma, as condições continuam favoráveis tanto ao desenvolvimento das lavouras, quando à manutenção da umidade do solo e dos reservatórios, além de possibilitar os trabalhos de campo.