Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A Semana de Porto Alegre é suspensa temporariamente

Compartilhe esta notícia:

Atividades nos espaços culturais da prefeitura também estão suspensas.

Foto: Luciano Lanes
Atividades nos espaços culturais da prefeitura também estão suspensas. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

A Semana de Porto Alegre é suspensa temporariamente

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) informa que as atividades em seus espaços culturais estão suspensas temporariamente. A programação da Semana de Porto Alegre, que seria realizada de 19 a 29 de março, também está temporariamente suspensa.

Essas medidas estão sendo tomadas atendendo à determinação da prefeitura para o cancelamento de eventos com mais de cem pessoas programados para os próximos dias. A medida é uma prevenção ao risco de contaminação pelo Covid-19 (novo coronavírus), alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, reflete sobre a situação atípica vivida no mundo. “Neste momento, precisamos unir forças e agir para tentarmos frear a contaminação pelo Covid-19. A programação retorna ao normal quando a situação estiver normalizada”, diz.

Para esta segunda-feira (16) estão marcadas reuniões com lideranças de entidades empresariais e setoriais para um trabalho integrado de prevenção ao vírus, a exemplo dos encontros realizados nessa sexta-feira (13), entre a Secretaria Municipal da Saúde e a rede hospitalar da Capital. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência para o Novo Coronavírus, apresentado em 5 de março.

A ideia é dar sequência ao trabalho conjunto de prevenção, comunicação e esclarecimento em relação ao contágio e à transmissão do coronavírus. O prefeito Nelson Marchezan Júnior já havia determinado a criação de um grupo de trabalho focado na organização da prestação de serviço público durante a pandemia.

O Executivo também orienta as pessoas que estiveram em países ou estados brasileiros com grande contaminação ou em contato com pacientes suspeitos de terem o coronavírus que trabalhem de forma remota.

Universidades

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Região Central, suspendeu as atividades por três semanas. Em reunião realizada na manhã da sexta (13), um comitê de gestão decidiu cancelar as aulas de 16 de março a 6 de abril.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na Região da Campanha, emitiu uma nota cancelando as aulas até 28 de março. Segundo o reitor Roberlaine Ribeiro Jorge, a medida busca evitar aglomerações, e recomenda aos setores da universidade que se organizem para realizar as atividades em revezamento de turnos ou trabalho remoto.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) também cancelou as aulas em todos os campi do Brasil, inclusive o de Porto Alegre. As atividades devem ser retomadas no dia 23, em caso de “condições de segurança”.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) suspendeu as aulas até o dia 28 de março. Eventos também serão suspensos por 100 dias na UFCSPA. Estão mantidas as seguintes áreas: atividades administrativas, pesquisas, bancas, concursos e processos seletivos, além da retirada e entrega de livros na biblioteca.

O IFSul determinou a suspensão das atividades presenciais entre os dias 16 de março e 3 de abril. Ficam suspensos também os atos e solenidades, internos e externos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as aulas entre os dias 16 de março e 5 de abril, as aulas da graduação e da pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). O andamento das atividades administrativas e operacionais será avaliado e equacionado entre a Administração Central e as diferentes instâncias da Universidade, com a possibilidade de aplicação da modalidade de trabalho remoto. As atividades essenciais serão mantidas.

“A universidade orienta que pessoas com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com outras pessoas sintomáticas evitem comparecer à solenidade. Nesses casos, é possível acompanhar a cerimônia pela internet, já que as produtoras transmitem as formaturas ao vivo”, informou a UFRGS, por meio de nota.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também manteve as aulas. Mas, a exemplo da UFRGS, reduziu a circulação de pessoas no campus e em eventos com aglomeração de pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Pesquisa diz que pessoa com deficiência sofre preconceito no trabalho
Bolsonaro participa da manifestação de seus simpatizantes em Brasília
https://www.osul.com.br/semana-de-porto-alegre-e-suspensa-temporariamente/ A Semana de Porto Alegre é suspensa temporariamente 2020-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar