Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2017
(Foto: Divulgação).
Projetos inovadores que se tornaram cases de sucesso foram apresentados durante a primeira edição do Seminário de Tecnologia e Inovação, promovido pelo LIDE Rio Grande do Sul e CIEE RS, em Porto Alegre.
O público de mais de 300 pessoas, reunido no auditório do CIEE, ouviu atentamente as apresentações de seis grandes empresas de atuação nacional e internacional: Tembici, Agiplan, Algar Tech, Safeweb, Easy Taxi e Philip Morris Brasil, afiliada da Philip Morris International (PMI).
Em sua saudação inicial, o presidente do LIDE Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, disse que em uma economia cada vez mais globalizada, a competitividade de um País depende da sua capacidade de complementar e aplicar os processos de inovação. “As empresas precisam entender que o caminho para o crescimento e desenvolvimento dos negócios está na capacidade de transformar o seu modelo de negócio, se adequando às necessidades dos seus consumidores multiconectados”, afirmou.
O gestor de Inovação e Serviços Digitais da Algar Tech, Sérgio Schwetter Silva, abordou a “Transformação Digital no Atendimento ao Cliente”. Para o executivo, é preciso estar atento às oportunidades para conseguir obter vantagens competitivas a partir da revolução digital que o mundo vive. Ele apresentou alguns cases de empresas que diante das rápidas mudanças souberam criar ações para lidar com isso e tornaram-se cases de sucesso.
O segundo palestrante, o diretor de TI da Agiplan, Fernando Castro, falou sobre o case “Banco Digital e Meios de Pagamentos Digitais”. O banco já trabalha com um modelo de banco do futuro, no qual a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. O Agiplan tem conta digital totalmente isenta de tarifas e até o final do ano lançará o Banco Digital completo.
O diretor de Assuntos Corporativos da Philip Morris, Fernando Vieira, e o gerente de Produtos de Risco Reduzido, Glaico Santos, falaram sobre a transformação da companhia, que vem ampliando esforços para acelerar a transição do cigarro convencional para outras formas potencialmente menos nocivas de consumo de produtos de tabaco. A empresa já investiu US$ 3 bilhões nos últimos dez anos para desenvolver novos produtos potencialmente menos nocivos que possam substituir o cigarro convencional, conhecidos como produtos de risco reduzido (RRPs).
O fundador do Easy Taxi e da startup Singu, Tallis Gomes, contou sua experiência em “Nada Easy: como levei uma empresa para 35 países”. Ele mostrou como é a realidade de quem tenta fazer com que uma start-up dê certo no Brasil. O fundador do Easy Taxi foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil, eleito o Young Leader of The Year nos EUA e eleito pelo MIT um dos jovens mais inovadores do País.
O desafio da segurança da informação na era digital é uma questão conceitual, de acordo com o presidente da Safeweb, Luiz Calos Zancanella. Em sua apresentação, ele falou sobre esse ponto de vista, indicando alternativas para um sistema eficiente e seguro. Safeweb é uma empresa que oferece produtos voltados à segurança de documentos, aplicações e transações na web. Presente no mercado desde 1996, a Safeweb trabalha nas áreas de Certificação Digital, Assinatura Digital e emissão de documentos fiscais eletrônicos.
A “Mobilidade Urbana: A Tendência das Bicicletas Compartilhadas” foi o tema abordado pelo presidente da Tembici, Tomás Martins. A empresa já realizou e implantou 33 projetos, atingindo 1,7 milhão de usuários em 16 praças nos últimos sete anos. Com atuação no mercado desde 2010, a Tembici é especializada em soluções de mobilidade urbana através da utilização da bicicleta com modal de transporte.