Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado aprova ampliação de pensão a crianças afetadas pelo vírus zika

Compartilhe esta notícia:

Nascidos em 2019 também terão direito à pensão

Foto: TV Brasil
Nascidos em 2019 também terão direito à pensão (Foto: TV Brasil)

O Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira (05), a MP (Medida Provisória)  894/2019, que institui uma pensão mensal vitalícia, no valor de um salário-mínimo, para crianças com síndrome causada pelo zika vírus.

O texto aprovado ampliou o número de crianças beneficiárias dessa pensão. A MP original limitava o benefício às nascidas até dezembro de 2018. Agora, será concedida a pensão às crianças afetadas pelo vírus e nascidas entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019.

A MP havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro e trancava a pauta do Senado. Foi a primeira matéria votada pelos senadores em 2020. Levantamento realizado pelo Ministério da Cidadania indica que 3.112 crianças nasceram com microcefalia de janeiro de 2015 a dezembro de 2018 e são beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A MP aprovada hoje proíbe a acumulação dessa pensão mensal vitalícia para a criança com o recebimento do BPC e exige ainda a desistência de ação judicial contra o governo relacionada ao tema. A pensão concedida com base na MP não dará direito a abono ou a pensão por morte. O texto vai à sanção presidencial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Avião sai da pista e se parte em aeroporto na Turquia; uma pessoa morreu
Cinco motoristas embriagados já foram retirados das ruas em 2020
https://www.osul.com.br/senado-aprova-ampliacao-de-pensao-a-criancas-afetadas-pelo-virus-zika/ Senado aprova ampliação de pensão a crianças afetadas pelo vírus zika 2020-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar