Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Por Bruno Laux | 9 de outubro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Debate célere
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve iniciar na próxima terça-feira o ciclo de ao menos quatro audiências públicas para analisar o projeto que amplia a isenção do IR para quem ganha até R$5 mil, já aprovado pela Câmara. O primeiro encontro, presidido pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), deve contar com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Mudanças pontuais
Renan Calheiros (MDB-AL) já adiantou que o projeto de ampliação da isenção do IR pode passar por modificações no Senado, ainda que de forma que a matéria não tenha de ser devolvida para “revalidação” da Câmara. O senador declarou que o texto poderá receber emendas de redação, supressões pontuais e até mesmo passar por desmembramento, fazendo com que somente itens alterados retornem individualmente para parecer dos deputados.
Fidelidade reiterada
Depois de ter seu afastamento confirmado nesta quarta-feira pelo União Brasil, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reiterou sua fidelidade ao presidente Lula. O chefe ministerial sinalizou que deve trabalhar junto à “legião de amigos” que possui dentro do partido e do Centrão para buscar apoio ao atual líder do Planalto e “mostrar que esse projeto é o melhor para o povo brasileiro”.
Articulação negada
Em reação a acusações da base governista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou que tenha articulado nos bastidores para que lideranças da oposição boicotassem a aprovação da MP alternativa ao aumento do IOF, derrubada nesta quarta-feira. Acusado de “se meter” em questões do Congresso, o líder paulista afirmou que as declarações não são oportunas e que segue com foco voltado aos desafios de seu estado.
Versão alternativa
Apesar da negativa de Tarcísio, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou que o governador paulista esteve entre os que “trabalharam muito durante a noite” para derrubar a MP do IOF. Segundo o parlamentar, que demonstrou gratidão ao apoio, o chefe estadual conversou diretamente com presidentes de diferentes legendas para barrar o avanço da medida.
Amostra da PEC
Durante coletiva sobre a megaoperação conjunta da PF e das polícias estaduais contra crimes de abuso sexual de menores, deflagrada nesta quarta-feira, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que a ação é um “prenúncio” do que propõe a PEC da Segurança Pública. Aproveitando os holofotes da operação, o ministro destacou a importância da articulação entre as diferentes esferas de segurança, prevista no texto do Executivo em análise no Congresso.
Preocupação majoritária
Pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira aponta que a violência continua sendo a principal preocupação da população brasileira, mencionada por 30% dos entrevistados. A crescente atenção ao tema, que supera economia, problemas sociais, corrupção e até mesmo saúde, tem levado o governo federal a intensificar as articulações pelo avanço da PEC da Segurança Pública, com foco no combate ao crime organizado.
Economia do mar
O Senado instalou nesta quarta-feira, sob a presidência do senador Esperidião Amin (PP-SC), a Frente Parlamentar da Economia do Mar – Setor Náutico. Composto inicialmente por 31 senadores e 23 deputados, o grupo atuará no apoio ao desenvolvimento da infraestrutura portuária, fortalecimento da indústria do setor e fomento ao turismo náutico no Brasil.
Dispensa de visto
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou o parecer favorável do deputado Marcel Van Hattem (NOVO) sobre o projeto de decreto legislativo que suspende a exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em viagens ao Brasil. A matéria, que revoga os efeitos do decreto presidencial que havia restabelecido a obrigatoriedade do documento para cidadãos desses quatro países, ainda depende do aval da CCJ antes de ir à votação em plenário.
Reforma dos planos
O deputado Domingos Neto (PSD-CE) foi indicado para a relatoria do projeto que sugere uma ampla reforma na Lei dos Planos de Saúde no Brasil, que se arrasta há mais de 19 anos na Câmara. Anunciado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o parlamentar pretende ouvir contribuições da Agência Nacional de Saúde Suplementar, de representantes de consumidores, de operadoras e de entidades médicas para elaborar um relatório final “equilibrado” sobre a medida.
Blindagem no transporte
Seguiu adiante na Comissão de Segurança Pública da Câmara o projeto que formaliza em lei a permissão para a instalação de segurança blindada em táxis e veículos para transporte de passageiros por aplicativo. O texto, que aguarda parecer da Comissão de Finanças e da CCJ, também estabelece condições para que a modificação seja feita com recursos do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, por meio do BNDES.
Risco de guerra
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) subiu à tribuna do Senado nesta quarta-feira para alertar sobre o atual contexto do cenário internacional e os riscos que, segundo ele, ameaçam a paz mundial. O parlamentar defendeu que o Brasil esteja preparado para defender interesses estratégicos, destacando que as Forças Armadas do país, “sem previsão orçamentária fixa e razoável”, seguem sendo sucateadas.
Desempenho em queda
Levantamento divulgado nesta quarta-feira pela FIERGS aponta uma queda de 1,9%, em agosto no Índice de Desempenho Industrial do RS, quando comparado ao mês de julho. O resultado, que representa a maior retração desde maio de 2024, em meio às enchentes, ocorre durante o primeiro mês de vigência das tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Crédito para municípios
O governo gaúcho lança nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, o Programa Avançar Mais Cidades – Linha de Crédito, destinado à execução de projetos municipais. Através da iniciativa, prefeituras do RS terão acesso a linhas de crédito disponibilizadas via parceria com instituições financeiras do Estado para investimentos nas cidades gaúchas.
Segurança feminina
Promotores da Vara de Feminicídio de Porto Alegre receberam nesta quarta-feira a Comissão Externa de Combate ao Feminicídio da Câmara dos Deputados para debater demandas específicas relacionadas à violência de gênero no RS. A discussão abordou questões relacionadas à estrutura da Vara especializada, os desafios enfrentados pelo MPRS e pelo Judiciário, e a necessidade de integração entre os órgãos de segurança, justiça e assistência social.
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.