Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado voltará a regime virtual, mas Câmara dos Deputados segue com sessões híbridas

Compartilhe esta notícia:

Agravamento da pandemia opõe Casas sobre medidas contra a proliferação da Covid-19

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Agravamento da pandemia opõe Casas sobre medidas contra a proliferação da Covid-19. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O agravamento da pandemia de Covid-19 no País dividiu o Congresso Nacional em relação às medidas de controle do vírus nas dependências de Câmara e Senado.

Na Câmara dos Deputados, até o momento, vigora a decisão de manter o sistema híbrido de votações, que permite a presença física de deputados em plenário. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já anunciou que a Casa voltará ao regime exclusivamente virtual na próxima semana.

O modelo híbrido de votações foi adotado em fevereiro na Câmara, após a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. Os parlamentares seguem votando por aplicativo, mas podem também circular pelo prédio público. Anteriormente, apenas os líderes de cada partido tinham acesso garantido.

A Câmara também autorizou o retorno das comissões temáticas, paradas desde março do ano passado. Esses colegiados analisam os projetos de lei antes da votação em plenário.

Desde o início dessa retomada da atividade presencial, o número de deputados e funcionários da Câmara diagnosticados com Covid-19 quase dobrou: passou de 58 em janeiro para 105 em fevereiro, segundo a assessoria de imprensa da Câmara.

No Senado, três senadores anunciaram que estão com Covid-19 nesta semana. Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Olímpio está internado na UTI de um hospital em São Paulo.

Desde o início da pandemia, dois senadores já faleceram por causa da doença: José Maranhão (MDB-PB) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Dois assessores do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) também morreram na última semana.

Nesta sexta-feira (04), o País registrou 1.760 mortes pela Covid-19 em 24 horas. São 262.948 óbitos desde o começo da pandemia e 44 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado
Papa tem encontro histórico com aiatolá e visita local do nascimento de Abraão, pai do judaísmo, cristianismo e islamismo
https://www.osul.com.br/senado-voltara-a-regime-virtual-mas-camara-dos-deputados-segue-com-sessoes-hibridas/ Senado voltará a regime virtual, mas Câmara dos Deputados segue com sessões híbridas 2021-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar