Sábado, 03 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senador Ciro Nogueira aceita o convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

Compartilhe esta notícia:

Ciro Nogueira confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil.

Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (27). O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, escreveu Nogueira em uma rede social. Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.

A Casa Civil é um dos mais importantes da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.

Ele será o quarto ministro da Casa Civil de Bolsonaro em dois anos e sete meses de governo. A nomeação de Nogueira ainda não foi publicada no “Diário Oficial da União”.

Perfil

O parlamentar piauiense de 52 anos de idade circula pelos corredores do Congresso desde 1995, quando tomou posse como deputado federal, aos 26 anos. Ele é considerado em Brasília um “político profissional”.

Após quatro mandatos na Câmara e em meio ao segundo mandato como senador, Ciro assumirá pela primeira vez um cargo no Executivo.

Filho e neto de políticos, o empresário piauiense é formado em direito e, nas últimas eleições, declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 23,3 milhões em bens.

Ciro Nogueira, que apoiou governos petistas e o do ex-presidente Michel Temer (MDB), aproximou-se de Jair Bolsonaro em meados de 2020. Desde então, passou a fazer parte da comitiva do presidente durante viagens ao Nordeste para inauguração de obras e se tornou um dos principais defensores de Bolsonaro no Congresso.

Minirreforma

A ida de Nogueira para a Casa Civil faz parte de uma minirreforma ministerial costurada por Bolsonaro.

O atual ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, deve ir para a Secretaria-Geral da Presidência, hoje comandada por Onyx Lorenzoni.

Com isso, Onyx deve ir para o novo Ministério do Trabalho, que será recriado. Até então, no governo Bolsonaro, o Trabalho ficava sob a responsabilidade do Ministério da Economia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Tecladista Flc
27 de julho de 2021 15:06

Bolsonaro infelizmente esta colocando um novo Moro, dentro do governo!!

Gibson Martinelli
27 de julho de 2021 15:49

b

Gibson Martinelli
27 de julho de 2021 15:56

Porque motivo um vagabundo , ordinário, corrupto invstigado pela Lava Jato e que pertence a um partido PP( Partido da Propina) em que seus membros ou estão presos, condenados, processados ou aguardando decisão na justiça não aceitaria um cargo no governo de outro vagabundo, corrupto, bandido, quadrilheiro, assassino, genocida, traidor, língua presa de Bolsonaro? Esse cretino , bandido , corrupto, investigado faz e fez parte da mesma leva de bandidos, quadrilheiros, corruptos, vagabundos, ladrões do PT e MDB, são todos formados pela Faculdade da roubalheira em país em que o povo adora idolatrar…See more

Gibson Martinelli
27 de julho de 2021 17:43

Um canalha ladrão tentando desqualificar o outro, mas na verdade todos trabalham um para o outro desde que suas vidas e dos familiares sejam contempladas com muita grana e poder, exemplo disso é um catador de bosta do ZOO filho de Lula ficar rico em um ano.

Gibson Martinelli
27 de julho de 2021 17:42

” Bolsonaro ficou refén do Centrão?” diz ex refén do centrão LULA.

Jose Lovatto
27 de julho de 2021 19:18

Infelizmente o sistema impõe, para governar, fazer amarras políticas como esta, pois entre nomear alguém com este currículo e que possa ser monitorado ou ir contra o Congresso e suas demanda, como reformas, por exemplo, melhor a primeira opcao.

Maria Cristina Martins Nocchi
27 de julho de 2021 19:33

Realmente o PP ( ex-pds e arena) é o partido da boca!! Como gosta de um carguinho o partido dos milicos golpistas assassinos de 64! Nada mais natural. Um partido de golpistas reacionários herdeiro da arena ingressa em um governo nazifascista, golpista, eugenista, higienista social e cheio de oportunistas e milicos mamateiros e corruptos.
Qual será a opinião a respeito do anão de jardim assassino do Haiti general Heleno, que disse que, se gritar pega centrão, não sobra um??

Ck Ps
27 de julho de 2021 20:57

verdade, um governo de direita q se aproxima de partidos fisiológicos para tirar direitos do povo e q Tem um nome bonito – reformas

Denise Goulart de Munhós
27 de julho de 2021 20:52

O presidente Bolsonaro está investindo num articulador político, pois precisa, e o povo brasileiro necessita, aprovar reformas importantes, como a tributária e a administrativa, por isso a aproximação com o Centrão, com o Ciro Nogueira e a criação do chamado “superpartido”, para que haja coalizão no Congresso Federal.

Ck Ps
27 de julho de 2021 20:54

kkkkkkk nova política totalmente velha. Bolsonaro prometeu mtu, entregou pouco e fez mtu pior do q os antecessores. Deixa ela sair de moto, afinal de contas ele tem do q comemorar

Índice de confiança da construção brasileira sobe para o maior nível desde 2014
Campanha de vacinação contra a gripe chega a 590 mil doses aplicadas em Porto Alegre
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x