Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senador Renan Calheiros deve apresentar o relatório da CPI da Covid na segunda quinzena de setembro

Compartilhe esta notícia:

Calheiros disse que, no parecer, vai responsabilizar por crime comum os integrantes do suposto gabinete paralelo

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Calheiros disse que, no parecer, vai responsabilizar por crime comum os integrantes do suposto gabinete paralelo. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quinta-feira (19) que pretende apresentar o parecer sobre as investigações da comissão na segunda quinzena de setembro.

Ele descartou a possibilidade de pedir que o inquérito continue em outras instituições investigativas após o término dos trabalhos da CPI. Segundo o relator, seu parecer será conclusivo.

Diante de questionamentos do senador governista Marcos Rogério (DEM- RO), Calheiros adiantou como pretende conduzir o texto. “O meu relatório não vai mandar para a Procuradoria investigar nada. Ele vai concluir a partir das investigações realizadas aqui e pedindo para que, no prazo que a lei das comissões parlamentares de inquérito reserva, a Procuradoria-Geral da República mande processar, e não investigar novamente. Não é esse o meu estilo, o meu propósito”, destacou Calheiros.

O senador alagoano acrescentou ainda que, no parecer, vai responsabilizar por crime comum os integrantes de um suposto gabinete paralelo, que, segundo ele, teria aconselhado o governo federal na tomada de decisões durante a pandemia. “Pretendo, como relator, posso não aprovar nesta CPI, responsabilizar por crime comum todos os membros do gabinete paralelo, pela maldade que fizeram contra o Brasil ao prescrever remédios ineficazes, ao estabelecer prioridades para gasto orçamentário, para execução de gasto público criminosamente”, declarou.

O parlamentar rebateu acusações de Marcos Rogério de que estaria antecipando trechos do relatório final à imprensa. Calheiros garantiu que nem o parecer nem um esboço do documento estão prontos. Segundo ele, a única informação que deu à imprensa sobre o parecer é o prazo previsto para entrega.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Rio Grande do Sul registra 1.758 novos casos de Covid-19 e mais 38 mortes provocadas pela doença
Detran-RS alerta motoristas gaúchos sobre falsos e-mails de multas e penalidades
https://www.osul.com.br/senador-renan-calheiros-deve-apresentar-o-relatorio-da-cpi-da-covid-na-segunda-quinzena-de-setembro/ Senador Renan Calheiros deve apresentar o relatório da CPI da Covid na segunda quinzena de setembro 2021-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar