Sábado, 27 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Senadores brasileiros vão à Rússia conhecer vacina contra o câncer

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Vacina contra o câncer

Uma comitiva de senadores do Brasil vai à Rússia para acompanhar os estudos de uma vacina contra o câncer desenvolvida com RNA mensageiro. Liderada pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL), presidente da Subcomissão de Câncer do Senado, a missão – com data a ser definida – pretende abrir cooperação com centros de pesquisa brasileiros, como a Fiocruz e o Butantã, para futura produção nacional da vacina.

Cerimônia discreta

Diferente de trocas de comando anteriores no STF, a posse do ministro Edson Fachin na presidência da Suprema Corte na próxima segunda-feira deve ocorrer sem festa ou coquetel patrocinado por entidades do Judiciário. O evento, organizado para cerca de 1.500 convidados, deve refletir o perfil mais discreto pelo qual o magistrado é conhecido, mantendo um roteiro mais “simples” e com menos pompas.

Aproximação estadunidense

Líder da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) reuniu-se nesta semana, em Brasília, com diplomatas e assessores parlamentares dos Estados Unidos. Realizado para estreitar o diálogo entre os dois países, o encontro abordou questões da relação bilateral entre as partes, em meio à aproximação do Brasil com outros parceiros comerciais em decorrência do “tarifaço” de Donald Trump.

Incômodo correligionário

Apesar de ter oficializado nesta sexta-feira a entrega do pedido de demissão do Ministério do Turismo, Celso Sabino gerou incômodo entre lideranças do União Brasil pela resistência em deixar o posto. Caciques do partido avaliam que o ministro rompeu acordos internos ao estender sua permanência além do prazo definido pela executiva, o que ainda pode resultar em desgaste e até mesmo em sanções internas na sigla.

Pressão aliada

A possibilidade da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, concorrer ao Senado por São Paulo em 2026, vem sendo incentivada por integrantes do governo Lula. Apesar do apoio, Tebet – que possui domicílio eleitoral no Mato Grosso do Sul – ainda não confirma a candidatura, limitando-se a responder com sorrisos às insinuações aliadas.

Integridade preservada

Ganhou aval da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara o projeto que veta a realização de perguntas sobre o comportamento sexual passado ou futuro da vítima ou de testemunhas na investigação de crimes de violência sexual. A matéria, enviada à CCJ, também determina que a credibilidade e a disponibilidade sexual da ofendida ou das testemunhas não poderão ser deduzidas a partir do seu comportamento, nem o silêncio ou a falta de resistência poderão ser indicativos do consentimento da vítima ao ato.

Alternativa à biometria

O deputado Fabio Schiochet (União-SC) quer garantir no Brasil a escolha de identificação por outro meio que não seja a biometria facial, com exceção para casos obrigatórios por lei. Em projeto apresentado na Câmara, o parlamentar sugere que a negativa de utilização do recurso não poderá ser motivo de recusa do acesso a serviços em ambientes físicos ou digitais, podendo o cidadão se identificar por outras modalidades.

Continuidade do EJA

A Comissão de Educação da Câmara validou nesta semana o projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para exigir justificativa do órgão gestor, diagnóstico de impacto e manifestação da comunidade escolar e do MP antes de fechar turmas presenciais de Educação de Jovens e Adultos na rede pública. A proposta do deputado Helder Salomão (PT-ES), destinada à garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida, segue para votação conclusiva na CCJ.

Licença estendida

Sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta semana, de forma conclusiva, o projeto que amplia a licença em caso de falecimento de parentes do trabalhador. Encaminhado para a análise da Câmara, o texto possibilita a ausência do empregado no serviço por até oito dias consecutivos em caso de falecimento de cônjuge, companheiro, pai ou mãe, madrasta ou padrasto, filho, enteado, menor sob guarda ou tutela e irmão.

Alternativa à polarização

O governador Eduardo Leite voltou a se colocar à disposição nesta sexta-feira para uma eventual candidatura à Presidência em 2026, se apresentando como alternativa ao cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro. Durante entrevista concedida após participação em um evento do grupo Comunitas, em São Paulo, o líder gaúcho sinalizou que tanto ele quanto o governador paranaense Ratinho Jr. possuem legitimidade para concorrer ao posto pelo PSD, mas que a definição do nome deve ocorrer apenas após a construção de uma agenda comum para o país.

Procedimento médico

Em decorrência de um quadro de dor associado a hérnias de disco, Eduardo Leite teve de ser submetido nesta sexta-feira a um procedimento de bloqueio na coluna cervical e lombar. Após a intervenção médica, realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o governador apresentou boa evolução clínica, mantendo a rotina de atividades e seguindo em acompanhamento ambulatorial.

Reparação de danos

O Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, presidido pelo MPRS, definiu nesta sexta-feira as 14 iniciativas contempladas nos editais 2 e 3 de 2025. Os projetos selecionados, que se dividem entre as áreas da saúde, meio ambiente, direitos dos idosos e vulneráveis, cultura e segurança pública, receberão juntos um total de R$29,15 milhões.

Turismo na Capital

Um grupo de integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico representará Porto Alegre entre os dias 27 e 30 de setembro durante a Feira Internacional de Turismo, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A comitiva planeja apresentar os principais atrativos turísticos da capital gaúcha, desde eventos da dupla Grenal, competições de skate e corridas de rua, até o pôr do sol do Guaíba e a zona rural do município.

Workshop da Equatorial

Equipes da prefeitura lideradas pelo prefeito Sebastião Melo participaram nesta sexta-feira de um workshop na sede da CEEE Equatorial para debater melhorias e esclarecer dúvidas sobre os serviços da concessionária no município. Realizado em parceria com a empresa, o encontro abordou questões relacionadas à poda e recolhimento de galhos, o compartilhamento da infraestrutura de postes, além do cronograma de obras futuras e serviços de manutenção.

Mutirão de perícias

O INSS realiza neste fim de semana uma ação especial de perícia médica nas cidades gaúchas de Frederico Westphalen e Santa Rosa, com 1.000 vagas abertas para atendimentos por videoconferência. A iniciativa, promovida em parceria com a Perícia Médica Federal, busca agilizar a análise das solicitações feitas pelos moradores da região do Médio Alto Uruguai no entorno de benefícios como o BPC/LOAS e o auxílio por incapacidade temporária.

* @obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Presidente da CPMI do INSS propõe ampliar poder de atuação das CPIs do Congresso
35 anos de conquistas e aprendizados para um novo SUS
https://www.osul.com.br/senadores-brasileiros-vao-a-russia-conhecer-vacina-contra-o-cancer/ Senadores brasileiros vão à Rússia conhecer vacina contra o câncer 2025-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar