Domingo, 14 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Sérgio Moro fala em privatizar a Petrobras e “todas as estatais”

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República classifica a estatal como "atrasada" em relação ao contexto atual do setor de energia

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ex-juiz virou alvo de Procuradoria Eleitoral por denúncia que aponta falta de vínculo dele e de sua mulher com a cidade. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos) levantou nesta terça-feira (1º), a possibilidade de privatizar a Petrobras e “todas as estatais”. Durante visita ao interior paulista, em São José do Rio Preto, o presidenciável classificou a petroleira como “atrasada” no setor de energia e defendeu a criação de um “ambiente favorável” para os negócios no País.

Moro argumentou que o resto do mundo caminha para priorizar a geração de energia limpa, como a solar, em detrimento da fóssil, vinda da exploração de petróleo. “A Petrobras teve papel importante para o País, mas é uma empresa atrasada, que ainda vive da exploração do petróleo, um combustível que o resto do mundo já não está mais usando”, disse.

Em entrevista em novembro, o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, responsável por elaborar o plano econômico no projeto de governo de Moro, afirmou considerar necessária a criação de condições para abrir a economia brasileira ao setor externo, mas fez uma ponderação sobre a quantidade de estatais que deveriam ser privatizadas. “É importante que se dê uma correta dimensão de qual é o tamanho do Estado na economia”, disse.

De forma semelhante a Moro, outros presidenciáveis da ‘terceira via’ levantam o argumento da sustentabilidade ao se referirem ao “core-business” da Petrobras. O pré-candidato do Novo, Felipe d’Avila, afirmou recentemente que falta “visão de futuro” a quem propõe manter a petroleira sob domínio do Estado. “O mercado mundial caminha em direção a uma economia de baixo carbono. A escolha certa para o longo prazo é a privatização”, disse d’Avila nas redes sociais.

A declaração foi uma resposta ao pré-candidato Ciro Gomes (PDT), que pretende “reestatizar” a companhia e transferir 60% de seu capital de volta para a União. Felipe d’Avila rebateu e chamou a proposta de populista. “O populismo sempre oferece uma solução que não funciona, e de quebra ainda concentra poder”, afirmou o pré-candidato do Novo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Procurador-geral da República pede arquivamento de ação do PSB contra imposto zero para exportação de armas e munições
Contrabandista é preso com agrotóxicos em pneus em Santa Maria, na Região Central do Estado
https://www.osul.com.br/sergio-moro-fala-em-privatizar-a-petrobras-e-todas-as-estatais/ Sérgio Moro fala em privatizar a Petrobras e “todas as estatais” 2022-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar