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Porto Alegre Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe mais de 10 mil ligações em uma semana

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Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas e verificação de falta no fornecimento de água.

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas e verificação de falta no fornecimento de água. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Na semana entre 16 a 23 de dezembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 10.639 ligações. A maior parte (38,66%) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água (emissão de 2° via e troca de titularidade), verificação de falta no fornecimento e verificação de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, sinalização de trânsito e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (20,88%). A população questionou também sobre atendimento nas unidades de saúde, locais e horários de vacinação, formas de acesso e informações de alvarás em geral, sobre 9,17% dos pedidos.

Os contatos pediram informações também sobre IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica e tributo de imóveis (22,31%). Reclamações e solicitações de coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), capina e roçada, coletas de caliça e remoção em área particular representaram 8,98% das ligações.

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e revisão de leitura e consumo.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 16 de dezembro até 22 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 118 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviços urbanos, (poda de árvores), saneamento, educação e saúde.

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