Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Servidores à espera do parcelamento

Compartilhe esta notícia:

Na foto, o governador do RS, José Ivo Sartori. (Foto: Jackson Ciceri/o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

Reunidos ontem, representantes de cerca de 40 entidades de servidores públicos do Estado anunciaram greve geral para segunda-feira. Será uma resposta ao provável parcelamento de salários que o governo poderá adotar nesta sexta-feira. Presidente da Fessergs, a Federação dos Servidores Públicos do Estado, Sérgio Arnaud esclarece que essa paralisação “vai servir para os servidores mostrarem sua inconformidade. Nós temos, no momento, uma singela exigência: receber nossos salários em dia”. Desde ontem, o governador José Ivo Sartori cumpre uma agenda em Brasília (DF), que inclui conversas com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, os donos da chave do cofre do governo federal.

Com dificuldades em obter dados, tribunal aprova contas
O voto do conselheiro Algir Lorenzon (26 anos de tribunal) recomendando a aprovação das contas da gestão do governador Tarso Genro, relativas ao ano de 2014, foi acolhido pelos demais conselheiros do órgão, responsável pelo assessoramento da Assembleia Legislativa na fiscalização das contas do Executivo. O parecer precisará ser votado pela Assembleia Legislativa, que tradicionalmente costuma aprovar as contas dos governadores. Na mesma sessão, o tribunal também reconheceu que o governo criou obstáculos para acesso aos dados da Secretaria da Fazenda. O voto do conselheiro Algir Lorenzon identificou “dificuldades em obter informações solicitadas à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul quanto à arrecadação”. A negativa no atendimento é apontada constantemente nos relatórios de auditoria do tribunal.

Qual o discurso correto?
Ou o Tribunal de Contas está redondamente equivocado, ou o discurso do atual governo não corresponde às contas do Rio Grande do Sul. Líder do governo de Tarso Genro na Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira avalia a decisão do Tribunal de Contas do Estado que considerou adequadas e aprovou por unanimidade, as contas do governador Tarso Genro de 2014: “O Tribunal de Contas do Estado atesta trabalho sério da gestão Tarso Genro: os conselheiros aprovaram, por unanimidade, as contas de 2014 do governo anterior. Aqueles que queriam depositar a conta da falta de ações e projetos para o RS no ex-governador terão de achar outra desculpa”.

Manuela cria um Conselho para o mandato
A deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB) informa à coluna que está criando um conselho com movimentos e lideranças “para auxiliar no mandato”. Será lançado, no dia 1 de agosto, às 14h, no Sindicato dos Municipários, o Conselho do Mandato “que vai estabelecer um canal aberto, direto e permanente dos conselheiros com o gabinete da deputada Manuela d’Ávila”. O conselho será formado por 80 pessoas, entre representantes de movimentos sociais e pessoas referência em sua área de atuação, com lutas em comum com as bandeiras do mandato da parlamentar. Através do conselho, a deputada pretende fazer com que “as demandas de vários segmentos cheguem de forma mais eficiente ao mandato. Acreditamos que temos lutas em comum com essas pessoas e que elas podes nos auxiliar a qualificar ainda mais nossas ações”.

Medalha para o presidente do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski recebe hoje, às 18h, na Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Farroupilha. O ato será presídio pelo vice-presidente, deputado Ronaldo Santini (PTB), já que o presidente da casa, deputado Edson Brum (PMDB), no mesmo horário, estará cumprindo outros compromissos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Perdas irreversíveis
Fenômeno Mourão cresce nas redes sociais
https://www.osul.com.br/servidores-a-espera-do-parcelamento/ Servidores à espera do parcelamento 2015-07-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar