Quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Sesc promove agenda de atividades culturais de 25 de maio a 3 de julho

Compartilhe esta notícia:

Jardim da Piscina do Sesc 24 de Maio / Divulgação: Sesc 24 de Maio

O Sesc 24 de Maio apresenta uma agenda com variadas atividades culturais entre os dias 25 de maio e 3 de julho. Entre as ações promovidas pela entidade estão bate-papos ao vivo, webséries sobre Moraes para sempre Moreira, entrevistas com Anelis Assumpção, Kamili Piccoli, Fabricio Boliveira, Guto Carvalhoneto e oficinas gratuitas para repaginar objetos antigos em casa. As transmissões das atividades serão feitas pelas redes sociais e plataformas da unidade.

Confira a agenda:

OFICINAS VIRTUAIS

MINHAS NOVAS VELHAS COISAS – Repaginando Objetos Queridos

Série de 4 vídeos tutoriais, em formato de oficinas, sobre customização e renovação de objetos antigos, utilizando técnicas de artes manuais, costura, carimbos, estêncil, pintura com tinta de tecido e canetas marcadoras. No primeiro episódio da série, disponível no canal de youtube do Sesc 24 de Maio a partir de 19/05, Tatiane Colevati, educadora do Espaço de Tecnologias e Artes da unidade, ensina a repaginar uma boneca antiga, elaborando novos personagens para as brincadeiras com as crianças, através da toy art. Nos próximos episódios, Tatiane irá ensinar a customizar bolsas ecobag, sapatos e utensílios de madeira.

Datas: 02, 16 e 30/06, quartas, às 14h

Local: Youtube e Instagram do Sesc 24 de Maio

Classificação: Livre / Acesso: gratuito

 

CLUBE DE LEITURA – COM FABIANE SECCHES

Nos próximos meses, vão ser lidas e discutidas três obras contemporâneas que mobilizam diferentes questões do tempo atual. Representando tensões próprias do presente, enquanto também dialogam com o passado e com uma perspectiva de futuro. Neste primeiro encontro, será discutido o livro Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk.

A obra de Olga mistura suspense e humor, além de propor uma reflexão sobre a condição humana e a natureza. Subversivo, macabro e discutindo temas como mundo natural e civilização, este livro parte de uma história de crime e investigação convencional para se converter numa espécie de suspense existencial.

Fabiane Secches @fabianesecches é escritora, crítica literária, professora, tradutora e pesquisadora brasileira. É autora do livro “Elena Ferrante, uma longa experiência de ausência”, que analisa as obras de Elena Ferrante pelo viés da crítica literária e da psicanálise.

Data: 26/05, quarta-feira, das 19h às 21h30.

Local: Plataforma Microsoft Teams

Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br

Classificação: 16 anos / Acesso: gratuito, vagas limitidas

 

WEBSÉRIES

MORAES PARA SEMPRE MOREIRA – Com Davi Moraes – Música

Em 4 episódios de 30 minutos cada um, Davi Moraes convida o público a recordar as memórias e histórias contadas por seu pai, desde a infância em Ituaçu, município da Bahia, suas viagens por Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, os grandes encontros com Luiz Galvão, João Gilberto e a formação dos Novos Baianos, até a carreira solo, entrelaçadas por imagens de arquivo pessoal da família, além de acordes e canções que Davi Moraes toca e canta, relembrando os grandes sucessos de Moraes Moreira.

Datas: 25/05 a 15/06, terças, às 20h

Local: Youtube do Sesc 24 de Maio

Classificação: Livre / Acesso: gratuito

Cartaz da websérie / Divulgação: Sesc

A INSPIRAÇÃO VEM DE ONDE? – Com Anelis Assumpção, Kamili Piccoli, Guto Carvalhoneto e Fabricio Boliveira – Entrevistas 

Entre os dias 03 e 24 de junho, o pesquisador e compositor paraense Saulo Duarte entrevista grandes nomes das artes musicais, cênicas, gastronomia e moda brasileira sobre o que são as referências e onde elas entram dentro do processo de criação, quais são as etapas de cada processo, quais caminhos devem ser trilhados (ou abandonados), sempre com alguma canção para embalar as conversas, com a cantora e compositora Anelis Assumpção, o ator e diretor Fabricio Boliveira, a chef de cozinha Kamili Piccoli e o estilista Guto Carvalhoneto.

Tomando os versos emprestados de Alzira E. e Itamar Assumpção, “a inspiração vem de onde?”, a websérie dividida em 4 episódios, em forma de entrevistas, aproxima o público dos criadores e suas criações, além de sugerir outras formas de ser e sentir as artes em suas mais inusitadas variantes.

SERVIÇO

Data: de 03 a 24/06, quintas, às 20h.

Local: No Youtube do Sesc 24 de Maio.

Classificação: Livre / Acesso: Gratuito

 

CONEXÕES – Com a Trupe CircoDança – Circo e Teatro

Entre os dias 29 de maio e 03 de julho, sábados, às 14h, o Sesc 24 de Maio apresenta websérie que entrelaça música, dança e circo para inspirar conexões reais através da arte em tempos de isolamento. A Trupe Circodança, formada por artistas, bailarinos e acrobatas com e sem deficiência contarão seus constantes e intensos processos de criação, baseados na dança poética e na versatilidade circense para a montagem do espetáculo, superando desafios e preconceitos. A direção é da bailarina e fundadora da Trupe, Suzie Bianchi.

Data: de 29/05 a 03/07/21, sábados, às 14h.

Local: No Instagram e Youtube do Sesc 24 de Maio.

Classificação: Livre / Acesso: gratuito

 

QUAIS HISTÓRIAS VOCÊ PODE CONTAR?

Para a Semana Mundial do Brincar, que neste ano acontece entre os dias 22 e 30, o Sesc 24 de Maio preparou esta websérie em dois episódios para pais, mães e responsáveis de pequenos e pequenas de 0 aos 6 anos, inspirando e sugerindo formas criativas de contação de histórias para valorizar o espaço da casa e os momentos com o nosso maior bem: as crianças. Com a artista de teatro e narradora Silvani Moreno.

Data: 26 e 27/05, quarta e quinta, às 15h.

Local: No Instagram e Facebook do Sesc 24 de Maio.

Classificação: Livre / Acesso: Gratuito

 

BATE-PAPOS AO VIVO

HISTÓRIAS LÁ DE CASA – Socioeducativo

Sabemos que o ato de contar histórias revela uma conexão intima entre adultos e crianças que transporta para a fantasia e imaginação sobre outros universos possíveis, mas os bebês e crianças também nos contam histórias? será que estamos ouvindo? Para você que tem criança em casa, não perca a chance de conversar com as pesquisadoras Silvani Moreno, Leticia Liesenfeld e Karine Leão sobre como contar histórias para bebês e crianças e de que modo algumas histórias podem colaborar para uma percepção mais sensível sobre o cotidiano da casa em que se vive quase que exclusivamente no contexto da pandemia. A mediação é do historiador Antonio Carvalho.

Silvani Moreno atualmente pesquisa a oralidade produzida por mulheres migrantes nordestinas moradoras de periferias, coletando histórias de vida e memórias que compõem o Projeto Eu Narradora Mães Pretas Contam.

Leticia Liesenfeld é atriz e contadora de histórias. Mestra em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Teatro pela escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 1997 em produções de Teatro e Dança e, desde 2003, como contadora de histórias no Brasil, em Portugal e Alemanha. Professora e coordenadora na Pós-Graduação em Narração Artística no Plo A Casa Tombada, Faculdade de Conchas (FACON). Pesquisa sobre a retórica do corpo na narração oral e sobre o íntimo na comunicação.

Karine Leão é formada em Artes Visuais, especialista em Estéticas Contemporâneas. É professora de Artes na Rede Municipal de São Paulo e mãe de José Gil e Iara.

Antonio Carvalho (Mediador) é formado em História. Pai da Anita e Educador do Sesc 24 de Maio.

Data: 25/05, terça, das 15h às 16h30.

Local: No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio.

Classificação: Livre / Acesso: Gratuito

 

AS MÚSICAS INDÍGENAS NAS ONDAS DA INTERNET – Ações para cidadania

Bate-papo sobre a conexão da tradição com a contemporaneidade por meio de jovens artistas indígenas que criam redes de difusão, conectando música e ativismo. Com Renata Tupinambá e Magda Pucci. Renata Tupinambá é uma das fundadoras da rádio Yandê, nos contará um pouco sobre o processo de curadoria e organização desse espaço virtual que abriu um lugar pioneiro na comunicação para fazer fluir músicas e ideias de uma nova geração de artistas indígenas que não se contentam em expressar suas artes apenas nas suas aldeias, mas que querem falar para o mundo. Magda Pucci apresentará um pouco da sua atuação junto a grupos de indígenas em projetos de intercâmbios musicais com os Huni Kuin, Paiter Suruí, Kayapó, dentre outros, visando criar diálogos criativos. Como autora de livros focados nos repertórios sonoros indígenas, também comenta sobre suas ações na área de educação musical em que busca criar espaço para a inserção das músicas indígenas nas escolas e espaços informais, visando descontruir os estereótipos sobre os indígenas no Brasil. O público poderá interagir com as participantes através do chat do youtube

Renata Machado (Tupinambá) é jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Trabalha e pesquisa a comunicação voltada para decolonização dos meios de comunicação, fortalecimento das narrativas indígenas no cinema, TV, Literatura, áudio e música. Atua desde 2006 com difusão das culturas indígenas e comunicação. É cofundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil.

Magda Pucci é musicista (arranjadora, compositora e cantora) e pesquisadora das músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música pela USP, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, Holanda. É diretora musical e fundadora do Mawaca, um grupo especializado em recriar músicas de várias partes do mundo.

Data: 29/05, sábado, das 16h às 17h30.

Local: No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio.

Classificação: 16 anos / Acesso: Gratuito

Renata Machado (Tupinambá), uma das fundadoras da rádio Yandê / Reprodução: Redes sociais

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sicoob inaugura escritório na Zona Sul de Porto Alegre
Ânima Educação promove eventos para integrar estudantes da Laureate Brasil
Deixe seu comentário
Pode te interessar