Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de janeiro de 2024
Encontro debateu cuidados para o transporte e manuseio de produtos perigosos nesta época de verão.
Foto: DivulgaçãoNesta terça-feira (16) foi realizada a primeira reunião do ano da Comissão de Produtos Perigosos do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs). O encontro foi on-line e ministrado por Gilberto Cheiran, assessor da Comissão de Produto Perigosos.
Entre os tópicos discutidos, estavam os cuidados necessários em relação às questões normativas das cargas e do transporte de PPs; atualizações de legislação referente aos produtos perigosos, especialmente em relação à Lei 14.766, que altera o artigo 193 da CLT para as empresas de transporte; e a questão da Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos – LETPP de São Paulo, pontuando as dificuldades que os associados têm para fazer a emissão desse documento.
“Baseado nesta necessidade, de um melhor entendimento, quanto à emissão do documento, na próxima reunião convidarei um representante da Ambipar para dar maiores esclarecimentos, e assim criarmos uma cartilha para orientar os associados de como proceder”, comentou Cheiran.
O objetivo das reuniões é discutir e atualizar a legislação relacionada ao transporte, armazenagem e manuseio de produtos perigosos, um tema de extrema importância para o setor de transporte de cargas. No final do debate foram atualizadas as agendas de reuniões mensais, assim como, a dos treinamentos até o final do ano.