Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Setembro amarelo: campanha chama atenção para doenças mentais e suicídio

Compartilhe esta notícia:

O CVV oferece apoio emocional e atua na  prevenção do suicídio. (Foto: Rémi Walle/Unsplash)

A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), junto às farmacêuticas Pfizer e Upjohn, lançou na sexta-feira (4) a segunda edição da campanha “Na Direção da Vida”. A iniciativa visa reforçar o movimento Setembro Amarelo, que pretende dar visibilidade às doenças mentais e prevenir o suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada em 2014. O mês foi escolhido porque, desde 2003, a data 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor amarela remete a alegria e iluminação.

A campanha Na Direção da Vida tem o intuito de chamar a atenção para importância de falarmos sobre problemas como depressão, bipolaridade e suicídio. Em coletiva de imprensa nesta sexta, o psiquiatra Michel Haddad, do Hospital do Servidor Público, em São Paulo, disse que, em dez anos, a depressão pode ocupar o primeiro lugar no ranking de doenças no Brasil.

A depressão atinge nada menos do que 4,4% da população global e 11,5 milhões de brasileiros. É a primeira causa de incapacidade no mundo e afeta pessoas de todas as idades e classes sociais. Já o suicídio é responsável por 12 mil mortes todos os anos só no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Segundo os organizadores do Setembro Amarelo, quase 97% dos casos estão ligados a transtornos psicológicos, principalmente depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Por isso é tão importante não ter medo de falar sobre o assunto.

Em 2020, as ações da Na Direção da Vida vão se concentrar nas plataformas digitais. Entre elas está um filtro temático no Instagram e iniciativas com famosos, influenciadores e anônimos, que vão ajudar a ampliar o debate. O primeiro passo já foi dado: nesta sexta, foi lançado um videoclipe que reúne formadores de opinião e pacientes cantando a música “Enquanto Houver Sol”, do Titãs, que traz uma mensagem de apoio e esperança.

O girassol, símbolo da campanha, continua marcando presença este ano. “A flor é o elo entre os participantes que contam histórias relacionadas à depressão ou ansiedade vividas por eles mesmos ou por alguém do seu entorno”, explica Cristiane Santos, diretora de comunicação e assuntos corporativos da Pfizer, em nota enviada à imprensa.

No dia 10 de setembro, a Zona Oeste de São Paulo vai se transformar em um campo de girassóis. “Recorremos à tecnologia e à luz, literalmente, para ganhar as ruas e fazer uma intervenção urbana por meio de iluminação laser e projeção mapeada. Especialmente este ano, não poderíamos deixar de passar a mensagem de que ninguém está sozinho e que o caminho pode ser sim de flores ‘Na Direção da Vida'”, ressalta Santos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Conheça 10 alimentos ricos em vitamina K
Sobre a defesa do Meio Ambiente, sem extremismos, e sem ser xiita..
https://www.osul.com.br/setembro-amarelo-campanha-chama-atencao-para-doencas-mentais-e-suicidio/ Setembro amarelo: campanha chama atenção para doenças mentais e suicídio 2020-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar