Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Setor de Emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, entra em obras a partir desta segunda

Compartilhe esta notícia:

Trabalhos de qualificação do ambiente têm duração estimada em 45 dias. (Foto: Arquivo GHC)

A partir desta segunda-feira (16), o setor de Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), na Zona Norte de Porto Alegre, passará por obras que devem durar cerca de 45 dias. O investimento é estimado em quase R$ 200 mil e tem por objetivo garantir a qualificação do ambiente para pacientes e trabalhadores.

Não haverá redução do número de leitos, mas a capacidade de acomodação de pacientes extras estará reduzida. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) admite, porém, que deve ocorrer dificuldade para enfrentar demandas envolvendo superlotação.

Ao fim da obra (entre o final de março e início de abril), será providenciada a limpeza de dutos para atender a exigências sanitárias. Essa etapa tem duração prevista de aproximadamente uma semana. “Haverá necessidade de bloqueio de leitos, o que reduzirá a capacidade de atendimento.

Ao término da limpeza de dutos, a Emergência do HNSC retomará seu funcionamento normal”, explica um informe publicado nesse sábado (14) no portal prefeitura.poa.br. Outras informações também poderão ser obtidas por meio do site ghc.com.br.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é um dos maiores complexos hospitalares do Sul do Brasil, com atendimento 100% pelo SUS. Vinculado ao Ministério da Saúde, abrange quatro hospitais, unidades de pronto atendimento e postos de saúde. O Hospital Conceição está localizado na avenida Francisco Trein nº 596, bairro Cristo Redentor. Telefone: (51) 3357-2000.

Doação de sangue

Nos meses de verão, período em que muitas pessoas viajam e alteram a rotina, os estoques de sangue costumam registrar queda significativa. No Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, esse movimento já é percebido, com redução no número de doações realizadas diariamente.

A situação tende a se agravar durante o Carnaval, um feriado prolongado que, historicamente, apresenta aumento no número de acidentes de trânsito e atendimentos de urgência. Enfermeira da unidade, Christina Fiorini ressalta:

“Para manter a regularidade dos serviços e a capacidade de resposta da instituição, a doação de sangue torna-se ainda mais necessária neste período”.

Atualmente, a meta do HPS é coletar dez a 15 bolsas de sangue por dia. Em janeiro, a média ficou em cerca de cinco bolsas diárias, volume abaixo do ideal para atender à demanda assistencial. A diferença vem sendo suprida com o apoio do Hemocentro do Estado, que integra a rede de suporte ao hospital.

A participação da população é fundamental para o equilíbrio dos estoques, conforme reitera Christina: “A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro, que faz toda a diferença para o funcionamento de um hospital de emergência. Em períodos de feriados prolongados, quando as doações diminuem e a demanda pode aumentar, a solidariedade da população é essencial”.

Em semanas sem feriados, as doações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, no segundo andar do HPS – entrada pela avenida Venâncio Aires nº 1.116 (bairro Santana).

O hospital necessita de todos os tipos sanguíneos, com atenção especial para os tipos negativos e para os tipos “O negativo” e “O positivo”, amplamente utilizados nos atendimentos de urgência e emergência. Pode colaborar o indivíduo em boas condições de saúde e que atenda a exigências como pesar mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal).

Também é necessário ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, respeitar o intervalo mínimo entre doações, de dois meses para homens e três meses para mulheres, não apresentar evidências de doenças transmissíveis pelo sangue, não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis e apresentar documento oficial com foto.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Escolas municipais de Porto Alegre voltam às aulas na quarta
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x