Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Shutdown”: serviços públicos são paralisados nos EUA após Congresso não aprovar o orçamento do governo

Compartilhe esta notícia:

A Casa Branca emitiu um alerta para que as agências federais preparassem planos de demissão em massa para o "shutdown"

Foto: Divulgação
A Casa Branca emitiu um alerta para que as agências federais preparassem planos de demissão em massa para o "shutdown". (Foto: Reprodução)

Em meio ao impasse entre democratas e republicanos no Congresso dos Estados Unidos, os parlamentares não chegaram a um acordo na terça-feira (30) para aprovar o orçamento do governo para o ano fiscal de 2026.

Com isso, a administração de Donald Trump sofreu o chamado “shutdown” – uma paralisação dos serviços públicos – a partir desta quarta-feira (1°). Isso significa que diversos departamentos federais paralisararam atividades até que o pacote de gastos para o ano que vem seja aprovado. A política, economia e sociedade norte-americanas são impactadas.

Serviços como os de saúde e segurança pública, considerados essenciais, seguem trabalhando normalmente.

A paralisação é a 15ª desde 1981. No centro do impasse, está a saúde. Os democratas afirmam que só aprovarão o orçamento do governo se programas de assistência médica prestes a expirar forem prolongados.

Os republicanos acusam os democratas de usar o orçamento como moeda de troca para atender demandas próprias antes das eleições legislativas de 2026, que definirão o controle do Congresso. Nas redes sociais, a Casa Branca confirmou a paralisação, chamando-a de: “shutdown democrata”.

Com o governo impedido de gastar, milhares de servidores públicos serão colocados em licença, enquanto outros, que trabalham em serviços essenciais, podem ter os salários suspensos.

A Casa Branca emitiu um alerta para que as agências federais preparassem planos de demissão em massa para o “shutdown”.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Outubro chega com superlua e chuva de meteoros
“Uberização” e direito ao silêncio em abordagens policiais estão entre os primeiros temas que o Supremo analisará sob a presidência de Fachin
https://www.osul.com.br/shutdown-servicos-publicos-sao-paralisados-nos-eua-apos-congresso-nao-aprovar-o-orcamento-do-governo/ “Shutdown”: serviços públicos são paralisados nos EUA após Congresso não aprovar o orçamento do governo 2025-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar