Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2019
Durante esta segunda-feira (8), foi assinado um acordo de cooperação que possibilita a comunicação digital entre viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os postos de fiscalização. A tecnologia será fornecida pela prefeitura de Porto Alegre e a tratativa foi feita pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo superintendente da PRF, Luís Carlos Reischak Júnior. Com o uso do sistema, a comunicação será imediata e as ações de segurança pública devem se tornar mais eficazes.
Além da comunicação de situações de emergência com qualidade, a tecnologia disponibilizada pela prefeitura possibilita serviços adicionais, como transmissão de dados, georreferenciamento dos terminais e integração com outros sistemas. A parceria não gerará custos para nenhum dos órgãos.
O prefeito destacou que a integração e a tecnologia são os caminhos para reduzir os índices de criminalidade. “A prefeitura tem consciência de que não é responsável por segurança pública, mas que pode contribuir com informações e tecnologia para ajudar a combater o problema,” disse. Ele ainda afirmou que o acordo pode servir de exemplo para outras estruturas e tornar a cidade mais segura.
Já o superintendente da PRF ressaltou o significado do convênio para a corporação. “O sistema analógico era um problema crônico para nós. Em alguns locais, simplesmente não funcionava, prejudicando o trabalho policial. Teremos um grande salto em comunicação a partir de agora”, explicou.