Domingo, 25 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Sistema eleitoral brasileiro “é muito sólido e muito claro”, diz observador da Organização dos Estados Americanos após acompanhar votação

Compartilhe esta notícia:

Chefe da missão afirmou que o segundo turno ocorre com tranquilidade e destacou mecanismos de segurança das urnas

Foto: OEA/Divulgação

O chefe da missão de observação eleitoral da OEA (Organização dos Estados Americanos) no Brasil, José Miguel Insulza, afirmou neste domingo (25) que o segundo turno das eleições presidenciais ocorre com tranquilidade e elogiou a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Após acompanhar a votação em seções eleitorais de Brasília, o representante da entidade disse que não foram identificados problemas até o momento e destacou os mecanismos de verificação da integridade das urnas.

“Este país conta com um sistema eleitoral muito sólido, muito claro, que realmente vai dar um resultado que espero que possamos conhecer ainda hoje. As condições de segurança têm sido adequadas, não vimos problemas”. afirmou Insulza.

Questionado se os brasileiros podem confiar na segurança das eleições, o chefe da missão ressaltou que a avaliação se limita ao que foi observado até agora. Segundo ele, os procedimentos de verificação da integridade do sistema eletrônico de votação oferecem garantias adicionais aos eleitores.

“Pelo que vimos até agora, certamente sim, essa segurança existe”, disse. A missão da OEA conta com 88 especialistas e observadores de 22 nacionalidades, distribuídos por 21 estados e pelo Distrito Federal. A organização também acompanha o processo eleitoral brasileiro a partir de Miami, Washington, Lisboa, Londres e Buenos Aires. Esta é a quinta eleição brasileira monitorada pela entidade.

Insulza também foi questionado sobre possíveis tentativas de interferência estrangeira no processo eleitoral. Ele afirmou que esse tipo de atuação não está diretamente no alcance da observação realizada pela missão e recomendou que sejam consideradas as informações divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“O Tribunal Eleitoral disse claramente que não houve interferência estrangeira, que não verificou nenhuma. Portanto, recomendo que nos atenhamos ao que diz o tribunal. Nós não temos como observar esse tipo de coisa”, declarou.

A atuação das plataformas digitais durante a campanha também foi abordada na conversa com jornalistas. Insulza explicou que a missão não realizou um monitoramento específico da Meta, mas afirmou que especialistas da organização acompanham questões relacionadas às redes sociais.

O representante da OEA fez ainda um alerta sobre as condições climáticas em algumas regiões do país, onde a chuva pode dificultar o deslocamento dos eleitores. Insulza recomendou que os brasileiros confiram previamente seus locais de votação e incentivou aqueles que ainda não compareceram às urnas a participar do segundo turno.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Guten não falei isso antes, orque não !
25 de outubro de 2026 14:19

Sei o quanto é seguro, hoje fui votar e tive, que votar duas vezes, porque nada funcionava, votei no colégio Anchieta, as 10hs da manhã, e tinha problemas lá! Eu votei apertei e não apareceu nada para mesarios. Ou anularam o voto, ou votei duas vezes.

Após internações, ex-presidente José Sarney vota no Maranhão aos 96 anos
Trump diz que monitora o segundo turno da eleição presidencial no Brasil
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x