Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Só 1 em cada 20 deputados federais se elegeu com os próprios votos

Compartilhe esta notícia:

Número de deputados é proporcional ao total de votos de cada legenda. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Um em cada 20 deputados federais recebeu votos suficientes para atingir ou ultrapassar o quociente eleitoral – ou seja, obtiveram uma cadeira na Câmara dos Deputados sem depender dos votos totais obtidos pelo conjunto do partido ou da federação.

Os que atingiram ou superaram o quociente foram 25 do total de 513 (4,85%). O percentual é menor do que o registrado em 2018, quando 27 deputados foram eleitos só com votos próprios.

Ao todo, 11 partidos tiveram representantes que superaram o quociente eleitoral. A legenda com o maior número de cadeiras foi o PL, do presidente Jair Bolsonaro, com oito representantes. Em seguida vem o PP, com quatro.

Na Câmara dos Deputados, o quociente eleitoral é a divisão dos votos válidos (sem contar com nulos e brancos) pelo número de cadeiras que cada Estado tem direito. Para eleger apenas um deputado, a legenda precisa atingir uma vez o número de votos do quociente eleitoral; para dois parlamentares, duas vezes. Definidos o número de candidatos que a sigla terá direito, os mais votados ocupam as vagas.

Esta eleição para a Câmara é a primeira sem coligações partidárias – a união de partidos apenas durante as eleições, para conquistar mais fundos, horário de TV e vagas. Com isso, os partidos concorrem sozinhos ou em federações, que precisam durar pelo menos quatro anos.

O resultado da nova regra é que os candidatos que receberam mais votos que o necessário ajudam a eleger apenas os integrantes do próprio partido ou federação e não de outras legendas.

O valor do quociente, no entanto, pode sofrer alterações à medida que as candidaturas são analisadas pela Justiça Eleitoral, segundo a cientista política do Centro de Política e Economia do Setor Público Lara Mesquita.

“Para a eleição de deputado tem muita variação conforme o julgamento das candidaturas e tem muita coisa que fica para depois da eleição”, explica a cientista política.

Veja quantos deputados eleitos atingiram o quociente eleitoral:

— 8 deputados do PL:  Nikolas Ferreira (MG), Carla Zambelli (SP), Eduardo Bolsonaro (SP), Ricardo Salles (SP), André Ferreira (PE), Filipe Barros (PR), General Pazuello (RJ) e Bia Kicis (DF).

— 4 deputados do PP: Delegado Bruno Lima (SP), Clarissa Tércio (PE), Arthur Lira (AL) e Doutor Luizinho (RJ).

— 3 deputados do PSOL: Guilherme Boulos (SP), Taliria Petrone (RJ) e Fernanda Melchionna (RS).

— 2 deputados do PT: Gleisi (PR) e Paulo Pimenta (RS).

— 2 deputados do União: Silvye Alves (GO) e Daniela do Waguinho (RJ).

— 1 deputado do Avante: André Janones (MG).

— 1 deputado do Cidadania: Amom Mandel (AM).

— 1 deputado do Novo: Marcel van Hattem (RS).

— 1 deputado do Podemos: Deltan Dallagnol (PR).

— 1 deputada do PSB: Tabata Amaral (SP).

— 1 deputado do Republicamos: Tenente Coronel Zucco (RS).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
João Fernando Zacher
6 de outubro de 2022 23:24

O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO: Já dizia aquele grande político…. O povo é apenas uma massa de manobras para votar mas são os corruptos que distribuem nossos votos para aquela cachorrada que nunca sai de lá… A gente pensa que vai eleger um sujeito honesto mas quem pega a vaga é o “PICARETA DA VEZ “… – Me irrito quando locutores falam… “O POVO TEM O PODER DO VOTO”…. – ” O POVO PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO” – quando na verdade estão pensando: Que gente ingênuna… Foi criado o ” Quociente Eleitoral” O tal voto proporcional, para manter… Leia mais »

No Rio Grande do Sul, restaurantes, padarias, feiras e supermercados já podem doar alimentos excedentes
Lula afirma que vai incluir propostas de Simone em plano de governo
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x