Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de dezembro de 2015
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (25), subiu para 12 o número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingem o interior do Rio Grande do Sul desde a semana passada. São eles: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete e Não Me Toque.
O documento aponta que 1.545 famílias tiveram de deixar suas casas devido às enchentes no Estado. O maior número de desabrigados está em Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina (337 famílias estão fora de casa).
No município de Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado, a cheia do rio que separa o Brasil e o Uruguai chegou a provocar a interdição da ponte que liga os dois países por 22 horas, mas já foi reaberta para passagem de carros e pedestres.
No Noroeste do estado e na região Central, as chuvas causaram alagamentos e quedas de barreira em estradas da região.
A Defesa Civil afirma que os desabrigados começam a voltar a suas casas porque a chuva deu uma trégua nas regiões atingidas nesta sexta-feira. Porém, há previsão de mais chuva neste final de semana.
As equipes de Defesa Civil seguem vistoriando áreas de risco e prestando suporte técnico às prefeituras para tornar mais ágil o processo de decretação. Informações podem ser repassadas para o telefone de emergência 199.