Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2016
Chega a 18 o número de mortes por gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul, neste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde nesta sexta-feira (22). Dos 18 óbitos, seis ocorreram em Porto Alegre. Os demais foram registrados em Flores da Cunha, Arroio do Sal, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Erechim, Carazinho, Tapera, Tucunduva, Cachoeira do Sul e Vacaria. Do total de vítimas fatais, somente três não possuíam nenhum caso de comorbidade.
Na segunda-feira (25), começa a campanha de vacinação no Estado. O Rio Grande do Sul já recebeu metade das doses para iniciar a campanha de vacinação. Antes do dia 30 de abril, o Sábado de Mobilização Nacional, o RS ainda receberá uma terceira remessa do Ministério da Saúde.
Dengue, chikungunya e zika
De acordo com o novo boletim, foram confirmados 837 casos de dengue, sendo 614 autóctones (contraídos no Estado) e 223 importados (adquiridos fora do RS). No mesmo período do ano passado, eram 973 casos no total. Portanto, os casos deste ano seguem inferiores ao ano de 2015.
Quanto às demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a chikungunya é a única que não apresenta circulação no Rio Grande do Sul. Até o momento foram notificados 383 casos suspeitos de zika vírus, sendo 21 confirmados.