Quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Sobe para quatro o número de mortos pelos temporais desta semana no RS; mais de 150 municípios registram estragos

Compartilhe esta notícia:

Além da chuva intensa, vendavais deixaram rastro de destruição. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas)

A localização de três corpos em Caxias do Sul (Serra Gaúcha), nessa terça-feira (22), ampliou para quatro o número de mortos em decorrência dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul no início da semana. Uma mulher permanece desaparecida. De acordo com a Defesa Civil estadual, ao menos 151 dos 497 municípios gaúchos registram estragos.

Os casos fatais incluem um motociclista atingido por fios de um poste de luz em Pelotas (Região Sul) na noite de segunda-feira (21), um homem sugado por bueiro em Caxias do Sul e dois dos quatro ocupantes de um automóvel arrastado pela enxurrada na mesma cidade. Estes últimos são um menino de 4 anos e uma adolescente de 13 – o pai conseguiu sair do veículo, ao passo que a mãe ainda não foi encontrada.

Até o momento, a Defesa Civil contabiliza quase 580 mil indivíduos afetados, incluindo três feridos em Aceguá, Santa Maria e Caxias do Sul. Quase 4 mil gaúchos tiveram que deixar suas casas, alguns sem saberem se poderão voltar. Quanto aos danos materiais, a estatística é de 23 casas destruídas e mais de 2,5 mil danificadas, incluindo 1.978 destelhamentos e 1.401 alagamentos, além de quedas de árvores. Também há relatos de danos a 47 escolas e a 19 estabelecimentos de saúde.

A sequência de instabilidade que atingiu o Rio Grande do Sul entre domingo (20) e o dia seguinte provocou chuva intensa, ventos fortes, granizo, enxurrada, deslizamentos e danos em diferentes regiões do Estado. A Defesa Civil estadual emitiu 75 alertas (65 por SMS e dez por mensagem do tipo “cell broadcast”) entre sábado e segunda-feira (21), para riscos diversos como tempestades severas, vendavais, enxurradas, queda de granizo, alagamentos, inundações e movimentos de massa.

Os maiores acumulados de precipitação foram registrados na Serra, enquanto as rajadas mais intensas ocorreram nas regiões Norte, Sul e Centro. Os fenômenos mobilizaram equipes da Defesa Civil estadual e das coordenadorias regionais para o monitoramento das condições meteorológicas e o atendimento às ocorrências registradas pelos municípios.

Já os maiores volumes de chuva em 12 horas foram registrados em Jaquirana com 194,6 mm e em Caxias do Sul com 178,4 mm. Outras 28 cidades registraram mais de 100 mm em um intervalo de 12 horas na segunda-feira (21/9).

As rajadas de vento também foram expressivas. O maior registro foi em Hulha Negra com 126,7 km/h. Outras três localidades ultrapassaram os 100 km/h: Rio Grande (113,7 km/h), Cerrito (104,1 km/h) e Dilermando de Aguiar (103 km/h). Outros 27 municípios tiveram ventos superiores a 80 km/h.

Risco continua

Ao longo da tarde de segunda-feira (21) ainda ocorreram diversas tempestades com chuvas intensas e volumosas em curto espaço de tempo em áreas do Norte, Vales e Serra, impactando na resposta hidrológica de algumas bacias como a do Caí, Taquari, Jacuí, Paranhana e Sinos.

Em Porto Alegre ocorrem elevações significativas de arroios e rios na região hidrográfica do Guaíba. Com base nesse cenário e na continuidade das chuvas mais ao norte, até esta quarta-feira (23) há risco de alagamentos, enxurradas e cheias de arroios e rios, com extravasamento, sobretudo na Zona Sul e região das ilhas.

Para rios maiores, são observados limiares de inundação nos rios Caí (a partir de São Sebastião do Caí e em elevação a partir de Montenegro) e Taquari (a partir de Encantado e em elevação a partir de Lajeado). Também são observados limiares de alerta para os rios Jacuí (em Dona Francisca) e Sinos (a partir de Taquara).

Mobilizações locais

As autoridades municipais das cidades do Vale do Taquari, região com potencial de ser mais afetada pela cheia dos rios, já foram mobilizadas para que possam adotar as medidas previstas em seus Planos de Contingência Municipal e garantirem a segurança de suas populações, especialmente as que residem em áreas de maior risco.

A Defesa Civil estadual também está articulada para oferecer suporte aos municípios nas medidas de preparação e resposta que sejam necessárias para mitigar os impactos. Um Gabinete Regional Integrado de Gerenciamento de Desastres foi instalado no Vale do Taquari. Na manhã desta terça-feira (22) foi realizada uma reunião para alinhamento das ações. Também já foram mobilizados recursos humanos e materiais da Defesa Civil estadual para apoiar a região.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Detran gaúcho já permite o uso de cartão de crédito e parcelamento de débitos e multas
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x