Terça-feira, 04 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Sócio de ministro da Comunicação recebeu R$ 12 milhões em contratos com estatais do governo Lula

Compartilhe esta notícia:

Francisco Kértesz é sócio do ministro da Comunicação Sidônio Palmeira.

Foto: Reprodução
Francisco Kértesz é sócio do ministro da Comunicação Sidônio Palmeira. (Foto: Reprodução)

A empresa de um sócio de Sidônio Palmeira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, recebeu R$ 12 milhões com a execução de contratos de publicidade de duas estatais do governo Lula nos últimos dois anos: a Caixa Econômica Federal e a Embratur. O ministro afirma não ter interferido em favor das contratações.

Os pagamentos foram feitos à produtora Macaco Gordo, por meio da M4 Comunicação e Propaganda – que depois mudou de nome para Nordx, da qual Sidônio é sócio do empresário Francisco Kertész. A empresa foi aberta em 2022 para atuar na campanha eleitoral de Lula e atualmente presta serviços ao diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Francisco Kertész é sócio-administrador da agência Nordx. Já Sidônio deixou a função ao se tornar ministro, mas ainda integra o quadro societário do empreendimento. Ao longo deste ano, até julho, Kertész chegou a fazer 13 visitas ao Palácio do Planalto para se encontrar com Sinônio, já ministro.

O ministro da Comunicação explica que se afastou da gestão de suas empresas após assumir o cargo público em janeiro deste ano. Ele disse ainda que “jamais” indicou a contratação da Macaco Gordo para campanhas publicitárias e que os encontros que teve com Francisco Kertész, em Brasília, foram de “cunho pessoal”.

“A escolha de qualquer fornecedor terceirizado, pelas agências licitadas, ocorre sem intervenção da Secom. O regramento em vigor obriga que as agências obtenham cotações de pelo menos três empresas capazes de prestar aquele serviço, de modo que a ofertante do menor preço o execute. No processo de aprovação das campanhas, compete à secretaria aprovar a linha conceitual e a alocação dos recursos nos diferentes veículos, à luz dos normativos de mídia técnica consolidados na legislação e nos acórdãos do Tribunal de Contas da União”, afirmou a Secom, em nota.

Já o empresário Chico Kertész, representando a Macaco Gordo, afirmou que a produtora foi escolhida por apresentar qualificação técnica e menores preços. Ele evidenciou que “não houve, em nenhuma hipótese, engajamento de nenhum membro da Secom na apresentação, avaliação ou execução desses projetos junto às agências”.

“No caso dos projetos realizados para o governo federal, a produtora foi contratada por agências de publicidade que, conforme previsão contratual, devem terceirizar parte dos serviços pelos quais são responsáveis. Essa contratação decorre de concorrência interna, em que apresentamos orçamento e plano de trabalho, avaliados em razão da adequação técnica e da oferta do menor preço”, disse, em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
28 de outubro de 2025 11:34

Imbecil infantil.

Apolônio Chuwats
28 de outubro de 2025 01:19

Onde tem PT tem roubalheira, aparelhamento e corrupção.

Glaucio Dos Santos Brum
28 de outubro de 2025 01:23

Coisa que, como toda corrupção da esquerda que corre a céu aberto, irá terminar em pizza.

Jorge Ferreira
28 de outubro de 2025 11:13

tem muito macaco gordo no pt

Vanderlei Ochoa
28 de outubro de 2025 11:38

Por quê será que a pampa nunca cita Carla Zambelli e Eduardo bolsonaro? Dois deputados corruptos e bandidos, um conspirando contra o Brasil e a outra fugitiva da justiça e presa na Itália? Os dois recebendo salários gordos pagos com dinheiro público. Além do mais, tida a família bolsonaro na política mamando nas ttetas do estado em produzirem absolutamente nada? Pois é. É porque a pampa usa a mídia de forma marginal, distorcida e de forma politiqueiro e parcial…

Glaucio Dos Santos Brum
28 de outubro de 2025 16:47

Corrupto de esquerda é vítima da sociedade. Patético!

Caso seja reeleito, Lula pode se tornar o quarto chefe de Estado com mais de 80 anos a tomar posse na história do continente americano
Bancos vão cancelar “contas laranjas” e de bets irregulares; entenda
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x