Quinta-feira, 05 de agosto de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Software antiterrorismo consegue seguir pessoas na multidão

Compartilhe esta notícia:

Foco é o combate a incidentes como ataques com faca ou armas-de-fogo. (Foto: Reprodução)

Uma nova ferramenta de combate ao terrorismo foi desenvolvida em forma de software, permitindo rastrear e seguir pessoas no meio de uma multidão. O programa de computador mostrou ser capaz de seguir o mesmo indivíduo em diversos vídeos e cenas diferentes, de acordo com um estudo publicado na revista “IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence” sobre um experimento realizado nos Estados Unidos.

Conduzido pelos pesquisadores Afshin Dehghan e Mubarak Shah, da Universidade da Flórida Central, o estudo foi parcialmente financiado pelo Qatar, que em 2022 sediará a Copa do Mundo de Futebol e está preocupado com o risco de ataques terroristas.

Os desenvolvedores produziram nove vídeos diferentes (de uma maratona, de uma peregrinação, de um aeroporto e de uma estação ferroviária, dentre outros), com multidões que variavam entre 60 a 750 pessoas, como forma de teste. O programa foi capaz de reconhecer a mesma pessoa contemporaneamente em todas as situações, com uma precisão que oscilou entre 67% e 99%.

Alguns softwares já reconhecem feições, mas os traços são difíceis de serem distinguidos, sobretudo em multidões e em vídeos de baixa resolução. A tecnologia atual tenta aumentar a eficácia dos sistemas de monitoramento através de uma função matemática que analisa cinco fatores: da velocidade dos passos à direção, até a identificação dos pixels que correspondem à pessoa, e os grupos que seguem a mesma rota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque afirmou que teve um encontro secreto com Lula e foi orientado a eliminar provas de propina
A Polícia Federal prende passageira no aeroporto de Guarulhos com livros infantis recheados de cocaína
Deixe seu comentário
Pode te interessar