Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sonda InSight da Nasa tirou a primeira selfie em Marte

Compartilhe esta notícia:

A ‘selfie’ da InSight em Marte, mosaico de 11 imagens captadas pela câmera no braço robótico de 1,8 metro da sonda. (Foto: Reprodução)

A sonda InSight, da Nasa, tirou sua primeira “selfie ” na superfície de Marte, onde chegou no fim do mês passado. Na imagem, montada a partir de 11 fotos captadas pela câmera instalada em seu braço robótico, é possível ver praticamente todo o equipamento, inclusive seus painéis solares, duas estruturas com cerca de 2,2 metros de diâmetro que se estendem de suas laterais como grandes “orelhas”.

A sequência de imagens que permitiu a montagem da selfie da InSight faz parte do levantamento do “espaço de trabalho” que a sonda está fazendo antes de instalar em solo marciano seus dois principais instrumentos, com os quais os cientistas esperam fazer um “raio-X” do interior de Marte para melhor entender como ele passou de, acredita-se, um planeta capaz de abrigar ou mesmo desenvolver vida bilhões de anos atrás ao deserto inóspito de hoje.

Num formato de “crescente” de quatro por dois metros, este “espaço de trabalho” vai receber um sismógrafo para detectar tremores de terra e choques de meteoros e uma perfuratriz que irá penetrar no solo a uma profundidade entre três e cinco metros para medir o escape de calor do interior de Marte. Na selfie, ambos podem ser vistos ainda no deque da sonda antes de serem instalados no solo pelo braço robótico de 1,8 metro: o sismógrafo está na cúpula de metal, enquanto a perfuratriz é o equipamento cor de laranja.

A quase total ausência de rochas, montes e buracos significa que ele (o espaço de trabalho) será extremamente seguro para nossos instrumentos”, avalia Bruce Banerdt, cientista-chefe da missão junto ao Laboratório de Propulsão da Jato da Nasa (JPL). “Poderia parecer um simples terreno plano se não estivéssemos em Marte, mas estamos felizes em ver isto.”

Som do vento

A sonda InSight, da Nasa, já havia registrado dias atrás as vibrações produzidas pelo vento em Marte que foram transformadas em sons audíveis para ouvidos humanos pelos cientistas da agência espacial americana. A sonda está na superfície do planeta desde 26 de novembro, e as vibrações foram captadas em 1º de dezembro.

Capturar este áudio foi um presente inesperado”, diz Bruce. “Mas uma das coisas que nossa missão está dedicada é medir movimentos em Marte, e isso naturalmente inclui movimentos provocados por ondas sonoras.”

No caso, um sensor de pressão do ar localizado no interior da InSight como parte de uma miniestação meteorológica da missão, intitulada “subsistema sensor em carga auxilia” (APSS, na sigla em inglês) captou o próprio “sopro” do vento. Mas a frequência deste som, algo como um tremor muito grave, é de apenas 10 hertz, abaixo do limite de audição dos seres humanos, e teve que ser aumentada para poder ser ouvida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A privatização de estatais não vai resolver o desajuste fiscal do País, disse o ministro da Fazenda
A Advocacia-Geral da União pede a volta da multa por descumprimento da tabela do frete
https://www.osul.com.br/sonda-insight-da-nasa-tirou-a-primeira-selfie-em-marte/ Sonda InSight da Nasa tirou a primeira selfie em Marte 2018-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar