Sábado, 24 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Sonho de ser bailarino clássico pode se realizar no Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

Corpo de dançarinos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, que recebe com inscrições de todo o País.

Foto: Carlos Veras/EEDMO/Divulgação
Corpo de dançarinos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, que recebe com inscrições de todo o País. (Foto: Carlos Veras/EEDMO/Divulgação)

Crianças e jovens de todo o País que sonham em se tornar bailarinos clássicos e fazer parte da mais antiga instituição dedicada ao ensino de dança e à formação de bailarinos clássicos têm até o próximo dia 11 de dezembro para se inscreverem na EEDMO (Escola Estadual de Dança Maria Olenewa), situada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Podem se inscrever crianças e jovens na faixa etária de 8 a 21 anos de idade. Para mais informações acesse @mariaolenewa no Instagram ou por e-mail: eedmoinscricoes2021@gmail.com.

Os documentos necessários incluem foto 3×4, registro de identidade ou certidão de nascimento, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência. A taxa de inscrição é de R$ 60. A idade mínima até a data da prova é de 8 anos.

A mais antiga escola do Brasil

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi fundada em 1927, sendo, portanto, a mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino da dança e à formação de bailarinos clássicos. Sua fundadora, a bailarina russa Maria Olenewa, esteve no Brasil em tournée como integrante das companhias de Ana Pavlova e Leonide Massine, em 1918 e 1921, respectivamente. Entre 1922 e 1924 foi professora e diretora da Escola de Dança do Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1926 se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde iniciou importante trabalho pedagógico.

Com o apoio de Mário Nunes, crítico teatral do Jornal do Brasil, Olenewa apresentou ao governo do então Distrito Federal a proposta de criação de uma escola de formação de bailarinos. O objetivo principal era possibilitar a futura organização de um corpo de baile para atuar nas temporadas líricas, evitando a constante contratação de profissionais no exterior, como também de viabilizar o estabelecimento de uma temporada de dança voltada para a apresentação dos balés de repertório.

A aula inaugural realizou-se em 11 de abril de 1927. Em 19 de novembro a escola realizou seu primeiro espetáculo com o balé Les Sylphides e Divertissements.

Ao longo de sua trajetória a escola foi vinculada a diferentes organismos. Em 1963 foi desvinculada do Theatro Municipal e passou a chamar-se Escola de Danças do Estado da Guanabara. Em 1965 voltou a fazer parte da estrutura administrativa do Theatro Municipal até 1975, quando foi mais uma vez dele desligada para integrar o Instituto Nacional das Escolas de Arte, passando a denominar-se Escola de Danças do INEART.

A atual denominação foi estabelecida em 1982 por decisão do governador Chagas Freitas a partir de sugestão da Associação de Ballet do Rio de Janeiro em homenagem a fundadora da Escola de Dança.

Em 1995 a já então chamada Escola Estadual de Dança Maria Olenewa retornou ao seu lugar de origem e foi reintegrada ao Theatro Municipal. Além do antigo prédio anexo do Theatro Municipal, hoje demolido, a escola teve como sede o prédio que abrigou também o Museu da Imagem e do Som, localizado na Lapa.

Atualmente utiliza as instalações do terceiro andar do novo prédio anexo do Theatro Municipal, enquanto aguarda a finalização de sua nova e definitiva sede na Central Técnica do Porto.

A Escola de Dança oferece curso profissionalizante com aulas de balé clássico, pas-de-deux, repertório clássico, danças características, dança espanhola, balé contemporâneo, composição e improvisação, história da arte, história da dança, terminologia da dança clássica, educação musical, comportamento e atitude profissional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Inscrições para educação infantil são prorrogadas até 10 de dezembro em Porto Alegre
Mais de 15 mil médicos participaram do Revalida neste domingo
Deixe seu comentário
Pode te interessar