Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2021
Nova etapa do plano de combate à Covid-19 foi estendida para todo o Estado até 23 de maio.
Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilO governo de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (7) a prorrogação da “fase de transição” do Plano SP, entre a vermelha e a laranja, até o próximo dia 23, para conter a disseminação do coronavírus em todo o Estado. Em 28 de abril, esse faseamento que entrou em vigor em 18 de abril já havia sido prorrogado até 9 de maio.
De acordo com as novas regras, o horário de funcionamento dos estabelecimentos foi ampliado para até as 21h e a capacidade de lotação do espaço também aumenta para 30%. As medidas começam a valer a partir deste sábado (8). Nesta sexta-feira, ainda vale o horário de atendimento para serviço e comércio até 20h.
A “fase de transição” é mais permissiva que a vermelha e com poucas restrições a mais do que a laranja. Com as novas medidas anunciadas nesta sexta, as principais diferenças entre esta e a próxima fase do Plano SP são a possibilidade de regionalização das medidas, que hoje valem para todo o Estado, e a limitação da capacidade de atendimento nos estabelecimentos, que pode ser ampliada.
Ainda de acordo com o governo estadual, o faseamento menos restritivo foi implementado em todos os municípios
Com mais flexibilização que a fase vermelha, porém mais restritiva que a laranja, o novo faseamento anunciado pelo governo de São Paulo permite a abertura de lojas, comércio, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e outros setores, mas com capacidade de público e horário de funcionamento reduzidos. A partir deste sábado, o horário de atendimento para serviço e comércio também será ampliado, com permissão de funcionamento das 6h às 21h e a capacidade de lotação do espaço também aumenta para 30%.