Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Capa – Caderno 1 SPAAN comemora 86 anos com festa aos idosos e a presença de Dunga

O calendário da SPAAN é repleto de atividades que têm como objetivo incluir socialmente seus moradores. (Foto: Facebook)

Na segunda-feira, dia 21 de agosto, a SPAAN (Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados) comemorou 86 anos. Neste dia, aconteceu a tradicional festa oferecida aos idosos, que neste ano contou com a presença do ex-jogador de futebol, Dunga.

Atualmente, a SPAAN conta com uma equipe técnica multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, cuidadores, psicólogo, odontólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Oferecer abrigo e qualidade de vida para pessoas necessitadas e procurar tratá-las da melhor forma possível”, esta é a principal missão da instituição, segundo o presidente, Geraldo Sander.

O calendário da SPAAN é repleto de atividades que têm como objetivo incluir socialmente seus moradores com ações que promovam seu bem-estar. São realizadas aulas de teatro e alfabetização, além de sessões semanais de cinema, aulas de inclusão digital, visitas a museus, sala de jogos e ginástica na rua. A participação em eventos e outros passeios externos também fazem parte da programação. Também são destaques o tradicional bingo, que ocorre há 16 anos, e o grupo de dança Querer é Poder. Criado em 2009, é coordenado por uma voluntária que faz um trabalho de integração da mente com o corpo para proporcionar a reciclagem de conhecimento dos idosos.

Prêmio por atuação em defesa dos direitos humanos

Em 2016, a SPAAN foi agraciada na entrega da 2ª edição do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, na categoria Instituição ou Personalidade.

Em seu discurso de agradecimento, o presidente Geraldo Sander lembrou os três pilares que reforçam a atuação da instituição: higiene, nutrição e autoestima. “Se hoje temos condições de prestarmos o atendimento necessário, isso se deve ao Fundo Municipal do Idoso e às doações recebidas. A homenagem é uma referência para a entidade”.

Instituído em 2015 pelo Ministério Público RS, o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos tem o objetivo de reconhecer a contribuição de servidores, personalidades, entidades e empresas que se destacam na defesa dos direitos humanos e na proteção da infância e da juventude.

Grupo Querer é Poder

Em 2009, foi criado pela voluntária Miriam o grupo de dança Querer é Poder. Foram realizadas dez apresentações ao longo do ano de 2016 e feitos 96 atendimentos para alfabetização, onde Miriam também contribui como professora. O objetivo é realizar um trabalho que integra a mente e o corpo, e incentivar a reciclagem de conhecimentos dos que sabem ler.

Feirões

O evento que ocorre a cada dois meses é aberto ao público, que pode adquirir produtos com preços simbólicos, recebidos de doações que ocorrem durante o ano inteiro. A SPAAN coloca à venda roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, livros, móveis, aparelhos eletrônicos, produtos de informática e eletrodomésticos a partir de R$ 1,00.

Organizado com a ajuda de voluntários que fazem a triagem dos produtos colocados à venda, o Feirão conta com a garantia de que os produtos estejam em perfeito estado de funcionamento e conservação. Toda a renda é utilizada na compra de alimentos e medicamentos para os moradores da instituição.

Cinema

A SPAAN disponibiliza uma mini videoteca com acervo de filmes antigos, com clássicos como Mazzaropi e Teixeirinha, além de lançamentos. As sessões de cinema com pipoca são realizadas semanalmente.

Sua Ajuda Vale Muito – Como colaborar:

A campanha de arrecadação da SPAAN, segue durante o ano todo. O objetivo é arrecadar alimentos e produtos de higiene e limpeza por meio de doações ou pelo Fundo Municipal do Idoso, que autoriza até 30 de dezembro a dedução do imposto de renda devido pelas pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%), em benefício do idoso.

Informações pelo 51-3247-7400 ou na sede da Spaan (Avenida Nonoai, 600, entrada pela Rua Frederico Etzberger, 635).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Nova etapa de cais modernizado entra em operação
Workshop Design para não Designers ganha 2ª Edição
Deixe seu comentário
Pode te interessar