Sábado, 14 de março de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Spray de pimenta para mulheres: entenda projeto aprovado na Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

Proposta em tramitação autoriza posse e porte para defesa pessoal a partir dos 16 anos; entenda os critérios para compra, uso e as penalidades previstas.

Foto: Reprodução
Proposta em tramitação autoriza posse e porte para defesa pessoal a partir dos 16 anos; entenda os critérios para compra, uso e as penalidades previstas. (Foto: Reprodução)

A lei que permite a posse e o porte de spray de pimenta para mulheres em todo o território nacional, para defesa pessoal, foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (11), visa oferecer um instrumento de defesa pessoal não letal diante do aumento dos índices de violência de gênero no Brasil.

O Projeto de Lei 297/2026, de autoria da deputada Gorete Pereira (PL), propõe autorizar a comercialização para mulheres maiores de 18 anos.

Jovens entre 16 e 18 anos podem adquirir e portar o spray, desde que possuam autorização expressa do responsável legal.

Requisitos

Para a compra, será exigido documento com foto, comprovante de residência e uma autodeclaração de inexistência de condenação criminal por crime doloso violento.

O dispositivo legal não é para uso livre, mas restrito à proteção da integridade física ou sexual.

O uso só é considerado legal quando empregado para repelir agressão injusta, atual ou iminente, de forma proporcional e moderada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Inflação em fevereiro acelera para 0,70% com reajuste das mensalidades escolares
Operação em 11 Estados mira esquema de venda de armas produzidas em impressoras 3D
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eloa Guterre
12 de março de 2026 21:34

Isso não adianta, ninguém para fazer um projeto sério, que coloquem esses maus feitores 40 anos na cadeia sem saidinhas!

Angelo
12 de março de 2026 10:59

Só agora? O spray de pimenta na sua forma moderna de aerossol surgiu nos Estados Unidos em 1973. Desenvolvido inicialmente para proteção pessoal contra ataques de animais, como ursos, a tecnologia passou a ser adotada por forças de segurança nas décadas seguintes, sendo popularizada pelo FBI nos anos 1980.
Em 2014 já havia um projeto em tramintação… https://www.camara.leg.br/noticias/435257-SEGURANCA-PUBLICA-APROVA-REGULAMENTACAO-DO-USO-DE-SPRAY-DE-PIMENTA#:~:text=Ele%20explicou%20que%20o%20item,no%20caso%20de%20uso%20inadequado.&text=O%20projeto%2C%20que%20tramita%20em,e%20de%20Cidadania%20(CCJ).&text=A%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20das%20not%C3%ADcias%20%C3%A9,assinatura%20’Ag%C3%AAncia%20C%C3%A2mara%20Not%C3%ADcias’.

Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x