Segunda-feira, 13 de maio de 2024
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2016
Uma das autoridades máximas no WFA – World Federationof Advertisers – Stephan Loerke pergunta “Ainda faremos publicidade em 2025?” no Encontro Nacional dos Anunciantes. Promovido pela ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes – o ENA 2016 acontece no dia 8 de junho, no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo. Loerke promete surpreender o público em sua apresentação com uma visão provocativa do atual cenário imposto pelas novas formas de relações de consumo e entre as pessoas e como isso afeta as estratégias de comunicação e marketing das empresas.
Ele afirma que o marketing mundial está sob pressão. “A tecnologia está evoluindo rapidamente, abalando modelos de negócios e capacitando os consumidores. Os governos estão tentando lidar com mudanças complexas em suas sociedades, lidando com o marketing como algo que precisa ser controlado”, antecipa ele.
“Cada vez mais, as empresas enfrentam maior concorrência para o crescimento e precisam desenvolver padrões de qualidade mais rígidos. Este vem sendo o desafio das marcas e levando empresas e canais de mídia a questionar como a publicidade se encaixa em seus modelos de negócios no futuro”, resume Loerke. Desde que ele assumiu o posto, em novembro de 2003, a WFA dobrou o número de membros corporativos e estendeu sua rede a 60 países, reforçando a presença da entidade nos mercados emergentes de maior crescimento. Ele é co-fundador do Advertising Education Forum (AEF) e vice-presidente da European Advertising Standards Alliance (EASA). Antes de juntar-se à WFA, trabalhou para a L’Oréal em Paris e Bruxelas, em diversos cargos, e na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
A WFA é única organização global que representa os interesses comuns das empresas anunciantes, cerca de 90% dos investimentos publicitários, aproximadamente US$ 700 bilhões por ano, por meio de 60 associações nacionais de anunciantes em seis continentes e mais de 80 dos principais anunciantes de todo o mundo.